Início / Resenhas / Literatura Nacional / Resenha | Sorrisos Quebrados, de Sofia Silva

Resenha | Sorrisos Quebrados, de Sofia Silva

Sorrisos-Quebrados-209x300 Resenha | Sorrisos Quebrados, de Sofia Silva

Paola: Perante Deus, meu marido prometeu me amar. Cuidar de mim. Ser meu amigo. Perante todos, disse que me amava. Que seríamos felizes. Viveríamos para sempre juntos. Mentiu em tudo. Até que um dia ele me disse que me mataria. E não mentiu. A partir desse dia, vivi escondida no meu mundo, até André aparecer.

André: Eu não procurava nada. Não queria ninguém. Não depois de tudo que vivera. Meu coração estava escondido na escuridão, até Paola surgir com suas dores, pintando minha vida. Sorrisos Quebrados é um romance de cores entre duas pessoas quebradas por relacionamentos passados. Uma história de superação dos próprios medos e de promessas.

RESENHA

Quando Paola se casou com o “Príncipe” Roberto, homem muito bonito, todo elegante e cheio de modos, não sabia o tamanho do pesadelo que estava entrando. Roberto, aquele homem que a escolheu entre tantas outras que eram muito mais bonitas e cheias de atrativos, resolveu mostrar a sua verdadeira face logo depois do casamento, e com ele Paola sofreu os piores anos de sua vida. Foi maltratada, violentada, e como se não bastasse, hoje tem seu rosto e partes do corpo destruídas com cicatrizes profundas,  aquele homem a quem um dia jurou amor, foi capaz de trancá-la dentro de um canil com um de seus cachorros, o mais violento e treinado para atacar da raça pitbull.

Seis anos se passaram depois daquele terror vivido por Paola, e hoje ela vive numa clínica de reabilitação, tentando com muito esforço se livrar de todos os seus traumas. Busca consolo nas pinturas, mas não se envolve com muitas pessoas, ao contrário disso, evita contato externo para que as pessoas não se assustem com a sua aparência.

Porém nem tudo é só tristeza na vida de Paola, afinal é carnaval e ela hoje vai se dedicar a pintar o rosto das crianças que como ela, ali procuram o conforto e tratamento para a cura de seus males.

Depois de tantos anos, Paola não podia imaginar que a vida ainda lhe traria uma grande surpresa, Sol chegou na vida de Paola para que juntas encontrassem a cura de todos as suas dores, unindo forças numa amizade linda e verdadeira. Uma garotinha também marcada por traumas que nem sequer pode se lembrar, mas que deixaram marcas tão profundas na criança que ela não consegue se socializar com ninguém que não os da família.

Mas com Paola foi diferente… As duas se gostaram no primeiro momento em que se viram, e para surpresa de todos Paola conseguiu mais, em poucos dias, do que anos de tratamento com especialistas.

Acontece que Sol não está sozinha, ela tem seu pai que deixou todos os sonhos de lado para cuidar de sua filha, a razão de sua vida, e atrás daquele homem forte, existe uma pessoa tão traumatizada quantos as duas.

E na medida em que André e Paola vão se conhecendo, percebem que entre eles existe um fio invisível que os puxa, uma atração irresistível, e uma luta gigantesca para impedir que qualquer sentimento possa nascer. Afinal desde muito tempo se fecharam para o amor, e dentro do coração deles não há mais espaço para ninguém.

Minha opinião: Sorrisos Quebrados  é um livro que eu classificaria como um algo tocante onde os extremos estão sendo expostos com muita  sutileza, apesar da dor inicial. Daqueles livros em que os personagens são tão marcados na alma que você realmente quer descobrir de onde encontraram forças para sobreviver depois de tamanho sofrimento.

Porém, Sofia Silva conseguiu abordar assuntos tão sérios e infelizmente tão reais com tamanha delicadeza que você se pega agradecendo mais por sua vida, além de te fazer reflexivo sobre as reclamações diárias.  E apesar de temas tão cruéis, a autora consegue colocar cor para que o livro não fique tão pesado.

As cenas são descritas com muito realismo, há algo de muito leve no livro, não consigo pensar em nenhum momento em que eu achasse que os limites estavam sendo ultrapassados. Os capítulos foram muito bem casados, os parágrafos curtos, e até mesmo nas cenas quentes, a autora soube até onde poderia chegar para que não ultrapassasse a linha da delicadeza encontrada no livro.

Com uma capa lindíssima, diagramação perfeita, sem erros de português, leitura fluída, personagens marcantes e cenários muito bem descritos, Sorrisos Quebrados é lindíssimo, daqueles que encontramos muitas  mensagens escondidas nas entrelinhas.

Ficha Técnica:

Título Sorrisos Quebrados
Autora Sofia Silva
Editora Valentina
Páginas 231
Gênero Romance

 

Sorrisos Quebrados

Capa & Diagramação
Narrativa & Diálogos
Enredo
Personagens
Revisão

Muito bom!

Com uma capa lindíssima, diagramação perfeita, sem erros de português, leitura fluída, personagens marcantes e cenários muito bem descritos, Sorrisos Quebrados é lindíssimo, daqueles que encontramos muitas mensagens escondidas nas entrelinhas.

Sobre Renata Maiochi

Sou Renata... esposa, filha, amiga, e apaixonada pela vida! Administradora e leitora compulsiva. Livros alimentam meu vício e me fazem uma pessoa diferente a cada contra capa que fecho.

Veja Também

Resenha | Sempre o mesmo céu, sempre o mesmo azul de Laura Elizia Haubert

“Sempre o mesmo céu, sempre o mesmo azul” conta a história da perturbada relação entre …

Resenha | A Identidade Secreta dos Super-Heróis, de Brian J. Robb

A primeira aparição do Super-Homem em 1938 foi um momento sísmico na cultura pop mundial. …

Resenha | Dumplin’, de Julie Murphy

Especialmente para os fãs de John Green e Rainbow Rowell, apresentamos uma destemida heroína e …

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas