Início / Resenhas / Literatura Estrangeira / Resenha | Sementes do coração – aqui está o segredo da sua força, de Kentetsu Takomori

Resenha | Sementes do coração – aqui está o segredo da sua força, de Kentetsu Takomori

images.livrariasaraiva.com_.br_-229x300 Resenha | Sementes do coração - aqui está o segredo da sua força, de Kentetsu Takomori

Duas pessoas ouvem a mesma história. Uma avança um grande passo, a outra continua igual a antes. Por que essa diferença? Kenshin Uesugui (1530-1578) foi um poderoso daimiô que, no século XVI, governou a província de Echigo (atual Niigata), no Japão. Quando lhe perguntaram, Onde está o segredo de sua força?, ele respondeu: Naquilo que Yoshitsune Minamoto (1159-1189) me ensinou. Como é possível aprender com alguém que viveu quatrocentos anos antes? Yoshitsune Minamoto é uma das personagens centrais do Conto de Heike, um clássico da literatura japonesa que relata o conflito épico entre os clãs Taira (Heike) e Guenji (Minamoto), no final do século XII, no Japão. Yoshitsune foi o general que liderou as forças de Guenji na batalha Guenpei (1180-1185). Foi um combate decisivo que terminou com a vitória de Guenji e marcou a transição da era clássica para o feudalismo no Japão. Hoje, Yoshitsune é considerado um dos samurais mais notáveis na história japonesa. Kenshin Uesugui esclareceu aquela sua resposta: A maioria das pessoas lê esse conto apenas como um relato de episódios que aconteceram no passado e por isso não absorvem a mensagem para aperfeiçoar a si próprias. Quando leio o Conto de Heike, faço sempre uma reflexão, principalmente sobre os combates liderados por Yoshitsune, e me pergunto: O que eu faria se estivesse em seu lugar? E assim são muitas as lições que aprendo com Yoshitsune.

RESENHA

Em Sementes do coração – Aqui está o segredo da sua força encontramos uma linda coletânea de mensagens reflexivas. É impossível virar as páginas e não pensar que talvez você pense pouco no outro, que talvez você não esteja realmente lutando por aquilo que deseja, porque a cada mensagem, o conselho está lá, claro como o dia, dizendo para você lutar mais e mais, para que se preocupe com o outro sempre, entre tantos outros conselhos não ditos, apenas soltos entre linhas descritas com uma enorme delicadeza.

Sementes do Coração, é daqueles livros que quando chegam nas suas mãos você  tem a ideia de que vai sentar e ler numa tacada só. O engraçado depois das primeiras páginas, é perceber  que não é possível isso.

As mensagens, umas de páginas inteiras, outras de apenas uma frase, são de tons reflexivos, por isso é difícil virar uma página sem que haja uma meditação rápida, um elevar dos pensamentos no outro, aquela  análise interna onde nos questionamos sobre os atos de uma vida inteira.

Tirados do Conto de Heiki, o Professor de Budismo Kentetsu Takamori nos presenteia com essa obra maravilhosa. Não é um livro grande, mas nem por isso tem pouca importância. É daqueles livros que chegam  para plantar uma semente, te ensinar algo.

Minha opinião: Dificilmente digo não para um livro… Embora apaixonada por romances, não costumo ter preconceito em relação a nenhum outro estilo literário, porém livros de autoajuda costumam me travar, e o bloqueio para resenha costuma ser maior ainda.

Me perdoem os que autoajuda preferem, juro que não é preconceito, apenas, não faz meu estilo literário.

Porém, diferente dos outros, esse livro trouxe algo diferente, acredito que quando Kentetsu Takamori escrevia esse livro, sabia exatamente o quão difícil seria virar cada página sem ao menos um minuto reflexivo. São 96 contos, bem distribuídos em 192 páginas com uma diagramação realmente incrível, com ilustrações maravilhosas de Omar Sánchez, e de presente conhecemos um pouco mais da cultura japonesa.

Leia com calma, absorva cada palavra, plante a semente e assim, pouco a pouco algo irá florescer dentro de você!

Depois da noite, vem sempre o amanhecer. O inverno termina para dar lugar à primavera. Mais cedo ou mais tarde, se a semente plantada for boa, com certeza dará bons frutos”.

Ficha Técnica
Autor Kentetsu Takomori
Editora Satry
Páginas 192
Gênero Autoajuda

Sementes do Coração - aqui está o segredo da sua força

Capa & Diagramação
Narrativa & Diálogos
Enredo
Personagens
Revisão

Bom

Leia com calma, absorva cada palavra, plante a semente e assim, pouco a pouco algo irá florescer dentro de você!

Sobre Renata Maiochi

Sou Renata... esposa, filha, amiga, e apaixonada pela vida! Administradora e leitora compulsiva. Livros alimentam meu vício e me fazem uma pessoa diferente a cada contra capa que fecho.

Veja Também

Resenha | Ideias que Transformam, de Cleber Galhardi

Título: Ideias que Transformam Autor: Cleber Galhardi – Ditado por Matheus Editora: Boa Nova Páginas: 191 …

Resenha | Você não precisa ser um tubarão, de Robert Herjavec

Título: Você não precisa ser um tubarão – Crie o seu próprio sucesso Autor: Robert …

Resenha | Cartas para o mundo – Término de relacionamento, de Caio Morelli

Título: Cartas para o mundo – Término de relacionamento Autor: Caio Morelli ISBN: 9788580134544 Gênero: …

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas