Início / Resenhas / Literatura Nacional / Resenha | Se o vento diz, de José Fernando Guedes

Resenha | Se o vento diz, de José Fernando Guedes

se-o-vento-diz-1-203x300 Resenha | Se o vento diz, de José Fernando GuedesTítulo: Se o vento diz

Autor: José Fernando Guedes
ISBN13: 9788560439485
ISBN10: 856043948X
Número de Páginas: 68
Número Edição: 2
Ano Edição: 2016
Editora: Imprimatur

Fonte: Cortesia do autor

Compre aqui

 

Sinopse:

Uma visão muito particular da vida – por quem lida, no dia a dia, com a morte – está expressa de maneira delicada e suave, e ao mesmo tempo incisiva, nas poesias de Se o vento diz. O autor é o neurocirugião carioca José Fernando Guedes, cuja maior parte do tempo é dedicada à incrível tarefa de reparar a ‘morada da alma’, para ser mais poético, ou o ‘hardware mental’, para ser mais pragmático, de seus pacientes. O restante, ele investe na escrita e no manancial onde se abastece: a observação atenta da natureza. Os poemas de Se o vento diz refletem esses momentos de introspecção que deságuam em insights preciosos do autor, expostos em seus versos.

Resenha:

A poesia faz parte da minha vida desde a adolescência e a forma lírica é a que mais gosto. O lirismo é a linguagem mais pura e envolvente para expressar o que está diante dos olhos, dentro do coração e da imaginação do poeta. A poesia transmite emoções.

Um fato que chamou minha atenção para este livro foi a capacidade do autor, que lida no dia a dia com a parte mais dolorosa da nossa caminhada – a morte -, em sensibilizar e romantizar  cada palavra e cada verso  fazendo do Se o vento diz uma fonte de inspiração e suavidade para quem o lê.

Assim que abri este livro fui cativada já na dedicatória do autor e a partir desse momento percebi que seria uma leitura prazerosa e tocante. O lirismo de José Fernando Guedes é mágico e envolvente, traduz a sensibilidade que permeia a imaginação do autor.

Nota-se a admiração do autor pela natureza em cada verso, isso se tornou relevante em quase todas as poesias.  Foram vários os poemas que me tocaram, reli em diversos momentos cada um deles. Encantei-me pelo livro e ter a oportunidade de conhecer e ser surpreendida pela sutileza que há em cada poesia do livro foi uma experiência única e deu para perceber que o autor está no caminho certo da escrita.

Um livro cativante, com poesias lindas, bem escritas e repleta de significados.

Mais uma relíquia poética e apaixonante para momentos em que busco paz e tranquilidade.

Recomendo.

A capa está linda. Singela, mas bem expressiva. Páginas amarelas e de ótima qualidade. Edição perfeita. A editora está de parabéns pelo capricho da obra.

 

Sobre Rê Souza

"A literatura como toda arte, é uma confissão de que a vida não basta" (Fernando Pessoa)

Veja Também

Resenha | Amor, Flores e Poesia, de Carolina Canellas

Equilíbrio de poesia e realidade Cenas do cotidiano Vegetação e paisagem Confio em tudo Vejo …

Resenha | Brisas esparsas, de Maria de Lourdes

Título: Brisas esparsas Autor: Maria de Lourdes Alba ISBN:  978-989-51-8742-3 Páginas: 98 Gênero: Poesia Editora: …

Nacional | Lira e delírio, de Tarso Derecaias

A dica para quem gosta de crônicas, contos e poemas mais intensos vai para o …

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas