Resenha | Ruínas de Gelo, de Kel Costa

Ruínas-de-Gelo-209x300 Resenha | Ruínas de Gelo, de Kel CostaDepois de salvar Mestre Klaus da morte quando o vampiro sacrificou-se para matar seu irmão Rurik, Sasha e Kurt ficam gravemente queimados. Para salvá-los os mestres transformam Kurt em vampiro mas não Sasha, já que Mikhail os avisa que essa não era dela. Para salvar a garota ela precisa tomar uma enorme quantidade de Mestre e quando acorda, Sasha descobre que isso trouxe uma inesperada consequência.

Mestre Klaus sobreviveu sem nenhum arranhão e, apesar de não deixar sua personalidade arrogante e violenta para trás, aparece de maneira muito diferente. Kurt finalmente consegue o que queria mesmo que não completamente e Sasha começa a ter um relacionamento muito especial com o Klaus.

A guerra contra os mitológicos fica cada vez mais séria e, como havia aparecido em Tempestades de Sangue, vários humanos, inclusive Kurt, foram transformados nos soldados Guardiões, um tipo de vampiro quase tão poderoso quanto um Mestre.

RESENHA

Ruínas de Gelo é o livro final na trilogia de Kel Costa sobre a humana Sasha e os vampiros Mestres. Como os dois anteriores a leitura flui rápido e divertida.

O livro começa com Sasha acordando após ter sido curada pelos Mestres das queimaduras que havia sofrido ao salvar Mestre Klaus. Logo após acordar ela já precisa ir para um abrigo onde os outros humanos estão se escondendo dos ataques dos mitológicos. Infelizmente esse lugar acaba sofrendo um ataque e explodindo, todos os humanos precisam se abrigar na casa dos Mestres, a Morada.

Sasha e Mikhail se encontram continuamente. Apesar de haver terminado com a garota no livro anterior, o Mestre ainda age quase da mesma maneira com ela. Não demora muito para eles voltarem e Mikhail finalmente admitir que a ama. Isso leva Sasha a considerar seriamente transformar-se em vampira, para que eles possam ficar juntos para sempre.

Os pais da protagonista finalmente descobrem o seu envolvimento com Mikhail e, principalmente o pai dela, agem de maneira extremamente controladora. Apesar de compreensível, já que Mikhail é um Mestre, além de um vampiro, a reação do pai de Sasha é extremamente exagerada já que ela é maior de idade e ele já sabia que ela estava envolvida profundamente no mundo dos vampiros. Após várias brigas entre o pai dela e Mikhail ela se muda definitivamente para o quarto do namorado.

Kurt, amigo de Sasha, foi transformado e agora é parte da elite de vampiros soldados, os Guardiões. Após seu sacrifício para salvar Klaus, fica claro que seus sentimentos são profundos e, apesar do Mestre ainda tratá-lo com um pouco de grosseria parece genuinamente interessado e preocupado com o garoto.

Apesar de Kurt ganhar grande destaque no livro, alguns personagens ficaram sem se desenvolver como Lara, a outra amiga e Victor o irmão de Sasha, que apareceram pouco e não tiveram arco significativo. Outra personagem que ficou sem se desenvolver durante todos os livros foi Mestre Nadia, a irmã cruel de Mikhail, que nutre um ódio mútuo, embora sem explicação por Sasha, e parece só aparecer para apanhar e para fazer ameaças.

Sasha começa a notar que, após tomar muito sangue dos Mestres, ela não sente dor mesmo ferida e que uma mecha de cabelo branca começa nascer. Após ela se salvar de um minotauro novamente os Mestres começa a desconfiar que há algo estranho acontecendo com a garota e Klaus resolve investigar.

Durante as interações entre Klaus e Sasha, ambos notam também que há algo entre eles que não conseguem entender. Apesar do ciúme de Mikhail da ligação entre seu irmão e sua namorada, o livro não cai no clichê do triângulo amoroso e essa ligação acaba sendo algo muito mais interessante.

A revelação sobre o que afinal estava acontecendo com Sasha e qual sua ligação com Klaus é uma das partes mais interessantes de todos os três livros. Infelizmente, embora a resposta seja surpreendente, a revelação é feita e aceita muito rapidamente e muito ao final sem muito tempo para discutir suas implicações.

Com um final curioso e satisfatório o livro fecha a história de Sasha e Mikhail, e dos outros Mestres da Fortaleza. A trilogia inteira é leve e divertida, apesar de alguns momentos um pouco sangrenta, sendo uma boa pedida para quem gosta de romances e vampiros.

Ruínas de Gelo

Capa & Diagramação
Narrativa & Diálogos
Enredo
Personagens
Revisão

Muito bom!

Com um final curioso e satisfatório o livro fecha a história de Sasha e Mikhail, e dos outros Mestres da Fortaleza. A trilogia inteira é leve e divertida, apesar de alguns momentos um pouco sangrenta, sendo uma boa pedida para quem gosta de romances e vampiros.

Sobre Edna Paula

Eu sou uma apaixonada por histórias e como toda leitora louca, uma acumuladora de livros.
Meus livros favoritos são Orgulho e Preconceito, Harry Potter e O Senhor dos Anéis.
Como dá pra perceber eu amo fantasia e romances! Meu Kindle é meu companheiro de todas as horas :)

Veja Também

Resenha | Sétimo, de André Vianco

Após acordar seis vampiros portugueses vindos em uma caravela do “Rio D’Ouro” e resgatar sua …

Resenha | Assim na terra como embaixo da terra, de Ana Paula Maia

“Durante todo o fim de tarde os homens permanecem entreolhando-se a distância vez ou outra …

Literatura Nacional | Sob o olhar obtuso da morte, de Darlon Carlos

Rotineiramente nos chega aqui nos bastidores informações de novos livros apontando por aí… vários deles …

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas