Resenha | Quando é Inverno em Nosso Coração, de Américo Simões

imagem-1-203x300 Resenha | Quando é Inverno em Nosso Coração, de Américo Simões

Clara e Amanda são irmãs que cresceram num lar europeu, do final do século 19, quando os casamentos ainda eram arranjados pelos pais. Clara é apaixonada por Raymond, o jardineiro da família. Por ser a filha mais velha, se vê obrigada a se casar com o rico Raphael. Porém, às vésperas de suas bodas é acometida por uma doença desconhecida que a deixa à beira da morte. Para não interromper o acordo entre as famílias, Amanda se casa no lugar da irmã. Mas a troca das noivas não é bem recebida por Raphael, já que havia se apaixonado por Clara. O rapaz não supera a decisão, alheia à sua vontade, e passa a desconfiar de que a doença repentina da jovem é puro fingimento para evitar o matrimônio. Essa paixão não correspondida e um segredo inviolável marcarão para sempre a vida da jovem Clara e de todos que a rodeiam.

RESENHA

Como não ser feliz vivendo em um lugar tão lindo como o Recanto dos Pássaros, e ao lado das pessoas mais importantes de sua vida? Lá vivem Clara, Amanda e seu pai, Ernest Bellmonte, os empregados, e Raymond, que fora abandonado por sua tia e vive com uma das empregadas, que o adotou desde o abandono.

Clara e Ray são apaixonados desde muito cedo, e vivem um namoro escondido do pai há muito tempo. Todos os dias dão suas escapadas para longos passeios, e observam a natureza como fossem pinturas vivas bem diante deles. Acontece que a felicidade nem sempre é duradoura, e o casal que jurava amor eterno, estava prestes a descobrir que nem sempre os planos feitos podem acontecer.

Aos dezoito anos, Clara acaba de descobrir que é prometida para casamento desde seu nascimento a Rafael, um homem que nunca antes havia visto. Menos ainda, Clara podia imaginar que a visita para se conhecerem aconteceria muito em breve, e pior ainda, o casamento estaria marcado para os próximos meses. Clara, desde que sua mãe morrera, nunca havia desrespeitado seu pai, e por mais que pudesse sofrer, mais uma vez iria fazer as vontades do Senhor Ernest.

Destino ou coincidência, no dia da visita, quem recepciona Rafael, é Amanda, a irmã mais nova de Clara, e imediatamente ela se apaixona por Rafael, talvez, ele mesmo teria se apaixonado por ela, já que gostou do jeito dela, mas antes de tirar qualquer conclusão, Rafael vê Clara, e o que ele sente é amor à primeira vista, por aquela mulher linda de olhos da cor do oceano.

Os dias passam, e muito próximo à data marcada para o casamento, Clara cai de cama, com uma doença misteriosa, que quase leva sua vida. Para que o acordo entre as famílias não fossem desfeitos, Ernest oferece a mão de Amanda no lugar de Clara, e assim é feito. Amanda e Rafael agora são marido e mulher.

Acontece que Rafael nunca deixou de amar Clara, e aquele amor, tornou-se algo obsessivo, Rafael que acreditava fielmente que Clara havia forjado a doença, planejou uma vingança, e tão bem sucedido foi, que essa vingança trouxe sofrimento para Clara, mas para muitas pessoas que viviam naquele lugar que um dia fora de paz.

Mas tudo que nos acontece é para crescimento e aprendizagem, e a vida dessas pessoas, vai sofrer uma virada muito grande, onde apenas o amor e perdão poderá promover a paz para esses corações que sofrem há muitos anos, talvez séculos….

Minha opinião:

A quem você quer servir hoje? Ao rancor ou à compreensão? À mágoa ou à superação? Ao amor ou ao desamor?… À Deus ou às Trevas?…

Em Quando é Inverno em nosso Coração, questões como essas são impostas implicitamente a todo momento. Um livro tão completo de situações que nos levam a dois caminhos, faz com  que a reflexão seja quase que automática.

Américo Simões, através de Clara, nos presenteia com um romance lindíssimo! Através de cada personagem somos apresentados por sentimentos bons e ruins, sentimentos honrados e mesquinhos, vingança e perdão… As controvérsias são gritantes! O que faz com que cheguemos à percepção de quão contraditória é a nossa vida… No dia a dia, no passar dos anos, com certeza iremos experimentar diversos sentimentos discordantes que às vezes vai assustar… Porém cabe a nós, escolher qual caminho seguir naquele momento. E foi assim que esse livro me tocou… Na vida, estamos sujeitos a dias de paz e dias de guerra, e também cabe a nós como enfrentar cada situação, acredito fielmente que cada coisa que nos acontece, já estava predefinido, e que a evolução se dá depois que aprendemos a vencer cada etapa com amor, por mais que doa, um coração puro é capaz de curar.

Sempre que termino um livro que me causa tamanha reflexão como esse, me sinto extremamente grata. É sempre muito bom quando um livro tem o poder de tocar lá no fundo.

Quando é Inverno em nosso Coração já chegou impactando pela capa! É  simplesmente linda!! As páginas são brancas, não encontrei erros na diagramação ou na revisão. A fonte é de bom tamanho e os capítulos são bem casados. E o que dizer da passagem do tempo?? “Décimo sétimo dia do terceiro mês da primavera” ou da troca de lugares “ Sob os alvores do Sol…” Gente eu amei!!! A visão é amplificada, a sensação em que cada personagem está vivendo, torna-se mais real. Muito, muito bom!!

Embora o livro tenha muitos personagens, que no decorrer do livro vamos entendendo o que cada um significou na vida de cada um, não faz com que você se perca ou menos ainda que seja maçante, enfim, recomendo, o  livro é maravilhoso!

Ficha Técnica
Autor Américo Simões – pelo Espírito Clara
Editora Petit
Páginas 352
Gênero Romance, Romance Espírita

 

 

 

Quando é Inverno em nosso Coração

Capa & Diagramação
Narrativa & Diálogos
Enredo
Personagens
Revisão

Excelente

Embora o livro tenha muitos personagens, que no decorrer do livro vamos entendendo o que cada um significou na vida de cada um, não faz com que você se perca ou menos ainda que seja maçante, enfim, recomendo, o  livro é maravilhoso!

Sobre Renata Maiochi

Sou Renata... esposa, filha, amiga, e apaixonada pela vida! Administradora e leitora compulsiva. Livros alimentam meu vício e me fazem uma pessoa diferente a cada contra capa que fecho.

Veja Também

Resenha | Protegida por mim, de Elizabeth Bezerra

Ao perceber que a esposa, grávida de seus gêmeos, está em perigo, Neil sente que …

Resenha | O Escravo de Capela, de Marcos DeBrito

QUANDO A MORTE É APENAS O COMEÇO PARA ALGO ASSUSTADOR Durante a cruel época escravocrata …

Resenha | A vida de Paco Paredes, de Pedro Afonso

Os filhos de Paco, o toureiro, nada mais sabem além do fato de que seu …

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas