Início / Resenhas / Literatura Nacional / Resenha | Procura-se, de Giovanna Vaccaro

Resenha | Procura-se, de Giovanna Vaccaro

PROCURA-SE-227x330 Resenha | Procura-se, de Giovanna VaccaroO tempo que Ariane tem de vida é bem menor do que se imagina.

Desde seus seis anos, sofre com a doença arterial coronariana, uma deficiência cardíaca genética, rara em pessoas jovens, mas fatal. Mantendo-se com a ajuda de remédios, ela conta com a ajuda de seu pai e de sua irmã, Becky.

Para agravar a situação, após um crise de insuficiência cardíaca, ela recebe a notícia de que deverá passar o mais urgente possível por um transplante de coração, caso contrário, seus dias estarão por um fio.

Porém, ela tem uma nova razão para pulsar: seu novo amigo Miles. Ariane se envolve em uma paixão “quase” – diante do difícil drama que enfrenta! Juntos, eles tentarão encontrar uma saída, e farão de tudo para congelar o tempo, e eternizar cada segundo que lhe resta, como um extenso fio de esperança que surge a seu futuro tão incerto.

Procura-se um amigo.
Procura-se um amor.
Procura-se um coração.

Resenha

Procura-se conta a história da jovem Ariane Sparks (seria uma referência a Nicholas Sparks?), de 17 anos. Ela vive com o pai e a irmã mais nova em Nova Iorque, depois que sua mãe os abandonou e começou outra família. Ariane tem uma melhor amiga chamada Callie, uma rotina tranquila e estuda numa escola comum. Ariane poderia ser uma adolescente como qualquer outra, mas ela tem uma rara doença no coração chamada de corinariana, diagnosticada quando ela tinha seis anos de idade. Ariane sabe que sua doença é fatal, mas faz o possível para aproveitar sua vida e evita contar às pessoas sobre seu problema de saúde.

A jovem autora de 15 anos conseguiu escrever um enredo leve de um tema bem pesado, tem momentos de tensão, mas abordados de forma bem suave. Se fizermos uma comparação com o A Culpa é das Estrelas, de onde veio uma provável inspiração, é uma trama igualmente comovente, mas que nos faz chorar bem menos. Não curto muito dramas muito chorosos, então fiquei com certo receio da Giovanna exagerar ao beber da mesma fonte do Green… o que, para minha alegria, não aconteceu.

Vamos aos pontos positivos, como disse anteriormente é uma trama leve de um tema pesado, já que uma história que trate de doenças e mortes sempre trás uma carga pesada de drama. Mas a autora optou, por ser um enredo voltado para o público juvenil, de trata-lo de forma simples e suave. Ela criou um romance adolescente que consegue te prender desde a primeira até a última página. Outro ponto muito positivo é que o livro é cheio de frases com mensagens positivas e motivadoras, bem pertinentes na narrativa.

Ou você intimida o mundo, ou o mundo intimida você. Essa é a razão da vida. Eu preciso intimidar o mundo.

A vida pode nos derrubar, mas somos nós quem escolhemos se devemos seguir em frente ou não.

Mas algumas pequenas coisas me incomodaram… a principal foi a questão da doação de órgãos, até onde sei (posso estar errado) no Brasil, nos EUA ou em qualquer lugar do mundo a pessoa tem que entrar numa fila de espera de transplante de coração, ela não pode reivindicar o órgão de um parente ou conhecido morto. Isso me causou estranheza e pareceu forçado. Aconteceu em três momentos distintos, que não os citarei por motivos óbvios, né. Ah, e o livro poderia ter mais páginas, ajudaria a trabalhar e aprofundar mais alguns acontecimentos.

A capa é linda e ilustra bem o que encontramos no livro, já que remete a batimentos cardíacos. O livro é curto, menos de 200 páginas muito bem diagramadas e que produz uma boa fluidez na leitura, e trás um coraçãozinho no início de cada capítulo. Não encontrei erros relevantes na revisão.

Então é isso, Procura-se é um livro que realmente nos emociona e fascina, um livro de leitura fácil e rápida, com diálogos bem estruturados e divertidos. A Giovanna Vaccaro é muito jovem, mas tem um futuro promissor como escritora. Mesmo precisando amadurecer bastante, a sua narrativa já nos envolve e emociona bastante. Inclusive, quase que caiu uma lagrimazinha solitária ao final da história.

O amor é como os batimentos cardíacos. Nas horas finais, tornam-se mais fortes.

BookTrailer

Procura-se

Capa & Diagramação
Narrativa & Diálogos
Enredo
Personagens
Revisão

Muito Bom!

Procura-se é um livro que realmente nos emociona e fascina, um livro de leitura fácil e rápida, com diálogos bem estruturados e divertidos. A Giovanna Vaccaro é muito jovem, mas tem um futuro promissor como escritora. Mesmo precisando amadurecer bastante, a sua narrativa já nos envolve e emociona bastante. Inclusive, quase que caiu uma lagrimazinha solitária ao final da história.

Sobre Cleson Cruz

Sou potiguar com muito orgulho, pai e marido. Engenheiro Eletricista e Designer Gráfico de formação. Gosto muito de música e cinema. Sou viciado em séries de TV. E leio muito quadrinhos e livros desde a minha tenra infância.

Veja Também

Resenha | Tempestades de Sangue, de Kel Costa

Sasha está desolada pela morte de sua amiga Helena, que morreu diante de seus olhos …

Resenha | Alec Dini, de F. R. Pan

Quando o jovem Alec Dini é misteriosamente transportado ao futuro, ele não faz ideia dos …

Resenha | Os Sete, de André Vianco

Uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro …

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas