Início / Resenhas / Quadrinhos / Resenha | Mangá Mestres do Oriente

Resenha | Mangá Mestres do Oriente

Histórias de ética e sabedoria

mestre-do-oriente Resenha | Mangá Mestres do OrienteHistória em quadrinhos traz heróis da época dos samurais, que ensinam lições de superação, coragem e estratégia.

O mangá Mestres do Oriente de Hisashi Ohta, narra dez histórias inspiradas em fatos e personagens reais do Japão feudal, com exceção do primeiro capítulo, que se passa na China Antiga, com sua história e cultura milenar. 

Ao longo do mangá, os personagens principais enfrentam e superam momentos de crise e nos ensinam lições de estratégia, coragem e sabedoria. As histórias são baseadas no livro Kokoro no Michi (A Bagagem dos Viajantes, lançado em 2014 pela Editora Satry), que vendeu mais de 900 mil exemplares no Japão.

Resenha

O período da história do Japão feudal foi marcado por constantes batalhas entre os diversos clãs. Foi a época de ouro dos samurais, com seu famoso código de honra. Apesar dessa era ter sido marcada também pela violência e por líderes impiedosos, o foco da obra é mostrar uma visão idealizada e tranquila dessa época, mostrando guerreiros, líderes e pessoas comuns utilizando sabedoria, bom senso e honra em momentos cruciais.

O mangá é dividido em 10 histórias curtas e muito rápidas, baseadas em fatos reais ocorridos no Japão Feudal e um deles na China Antiga. Nestas histórias vemos diversos temas, como a lealdade, a paciência, a honestidade e o comprometimento. São diversas lições de vida que podem ser transportadas para o nosso mundo moderno e até mesmo para o meio empresarial.

Com relação a arte e ao projeto gráfico, é realmente um mangá em sua essência, daqueles que se ler de trás pra frente e com uma arte simples, expressiva e em preto e branco.

Mestres do Oriente é uma excelente leitura estilo auto-ajuda, que nos traz grandes lições para serem aprendidas e seguidas. Sendo que a única ressalva que faço é ao fato das histórias serem muito curtas e não se aprofundarem muito aos eventos citados.

 

——–

Ficha Técnica

Título Mestres do Oriente – Histórias de Ética e Sabedoria em Mangá
Autor Hisashi Ohta
Editora Satry
Páginas 156
Gênero Mangá

Mestres do Oriente – Histórias de Ética e Sabedoria em Mangá

Capa
Arte
Narrativa
Enredo
Personagens

Excelente!

Mestres do Oriente é uma excelente leitura estilo auto-ajuda, que nos trás grandes lições para serem aprendidas e seguidas. Sendo que a única ressalva que faço é ao fato das histórias serem muito curtas e não se aprofundarem muito aos eventos citados.  

Sobre Cleson Cruz

Sou potiguar com muito orgulho, pai e marido. Engenheiro Eletricista e Designer Gráfico de formação. Gosto muito de música e cinema. Sou viciado em séries de TV. E leio muito quadrinhos e livros desde a minha tenra infância.

Veja Também

Resenha | HQ Pétalas

Pétalas é uma HQ sem palavras, mas com muito a dizer. Pétalas conta a história …

Resenha | HQ Star Wars – Academia Jedi

O jovem Roan Novachez está ansioso! Agora que terminou a escola primária, tudo o que …

Resenha | HQ Darth Vader e Filho + A Princesinha de Vader

Star Wars: Darth Vader e Filho  Em uma releitura divertida e encantadora, Darth Vader é …

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas