Início / Resenhas / Literatura Infantil / Resenha | Histórias de Zig, de Rubem Braga

Resenha | Histórias de Zig, de Rubem Braga

Zig-188x300 Resenha | Histórias de Zig, de Rubem BragaO cachorro Zig, grande de porte e também de coração, era praticamente um membro da família Braga. Seu comportamento, no entanto, muitas vezes surpreendia os desavisados. Nesta crônica História de Zig escrita em outubro de 1948, Rubem Braga conta algumas das façanhas de um dos cachorros que conviveu por 11 anos com sua família, conhecido em Cachoeiro de Itapemirim por Zig Braga. “Zig — ora direis — não parece nome de gente, mas de cachorro. E direis muito bem, porque Zig era cachorro mesmo. Se em todo o Cachoeiro era conhecido por Zig Braga, isso apenas mostra como se identificou com o espírito da casa em que nasceu, viveu, mordeu, latiu, abanou o rabo e morreu.”

RESENHA

Quem aí nunca teve em casa ou na casa de parentes um ou mais animais de estimação? E dentre estes, quem não tem uma ou mais histórias cômicas ou inusitadas acerca destes bichinhos? Seria mais que bacana poder eternizar estes fiéis amigos nas páginas de um livro… E Zig é imortalizado nestas.

Escrito em outubro de 1948, Histórias de Zig é um divertido livro contando algumas das peripécias do singular cão Zig, membro respeitado e amado da família Braga. Zig não é sociável, não é fofo, nem tampouco extremamente obediente. Mas quer saber? A família Braga o ama como um membro, e ai de quem se aventurar a falar mal do bichinho… Certamente a culpa de uma canela mordida nunca seria dele, mas sim do aventureiro que se atreveu a entrar no quintal sem que Zig permitisse, ora bolas.

As ilustrações de Orlando Pedroso possuem uma junção de elementos que lembram uma colagem infantil. Dá vontade de tocar, e o mais interessante, embora não seja de fato – creio que sejam pedaços de papelão rasgados, remete ao pelo de cachorro… Certamente no imaginativo infantil proporciona uma experiência gostosa!

De linguagem clara, mas nem um pouco pobre, as páginas de Histórias de Zig permitem ao leitor vivenciar a capacidade única de Rubem Braga, um dos melhores cronistas que o Brasil já teve. Para pais e filhos, posso dizer que é leitura indispensável. Afinal, iniciar os primeiros anos de leitura com grandes nomes poderá garantir no futuro leitor a criticidade e capacidade interpretativa capaz de fazê-lo entender o quanto a literatura é importante. O quanto pensar e raciocinar são fatores primordiais para um adulto senhor de suas decisões.

 

Histórias de Zig

Capa & Diagramação
Narrativa & Diálogos
Enredo
Personagens
Revisão

Excelente!

Quem aí nunca teve em casa ou na casa de parentes um ou mais animais de estimação? E dentre estes, quem não tem uma ou mais histórias cômicas ou inusitadas acerca destes bichinhos? Seria mais que bacana poder eternizar estes fiéis amigos nas páginas de um livro... E Zig é imortalizado nestas.

Sobre Nadja Moreno

Foto de perfil de Nadja Moreno
Administradora, professora, blogueira, mãe, leitora voraz. Muitas facetas, uma só alma. Sonho com um país mais leitor, mais crítico, mais evoluído e altruísta.

Veja Também

Resenha | Poemotes, de Sandra Ronca

 Título: Poemotes Autor: Sandra Ronca Ilustrações: Sandra Ronca ISBN: 978-85-69470-04-5 Gênero: Poesia- Imaginação- Jogos de …

Resenha | As aventuras de Sargento Verde, de Helena Gomes

AUTOR(ES): Helena Gomes ILUSTRADOR(ES): Ágatha Kretli Nº DE PÁGINAS: 110 FORMATO: 16 x 23 cm …

Nacional | Beleléu não caiu do céu

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas