Início / Resenhas / Literatura Estrangeira / Resenha | A história da família de Anne Frank, de Mirjam Pressler

Resenha | A história da família de Anne Frank, de Mirjam Pressler

1344636-350x360-1-201x300 Resenha | A história da família de Anne Frank, de Mirjam Pressler

Título: A história da família de Anne Frank

Autor: Mirjam Pressler, com participação de Gerti Elias

Editora: Record

Páginas: 406

Gênero: Biografia

Fonte: Cortesia da Editora

Skoob

Compre aqui

Sinopse (Fonte: Skoob) Um importante – e necessário – registro histórico, riquíssimo em detalhes e ilustrações, que resgata e honra a memória da jovem Anne Frank e de seus familiares.
Consagrado como uma das principais obras do século XX, O diário de Anne Frank até hoje emociona leitores no mundo inteiro. Quase um século depois, no sótão da casa de Buddy Elias, primo de Anne Frank, em Basileia, foi encontrado um maço com mais de mil cartas, documentos e fotos – que dão ainda maior significado para a história da família e, ao mesmo tempo, colocam em evidência os relatos da própria Anne.
Narrada pela esposa de Buddy, Gerti Elias, e pela renomada Mirjam Pressler, “A História da Família de Anne Frank” tece um retrato envolvente e cativante de uma das mais famosas famílias judaicas vitimadas pelas atrocidades da Segunda Guerra Mundial. Sentimentos e convicções multiplicam-se desde a primeira página, com a descrição das férias na casa dos Frank em Sils Maria, Alpes Suíços, no verão de 1935, onde a família, cujos membros viviam espalhados pelo continente europeu, reunia-se anualmente.

RESENHA

Sempre fui fascinada em tudo que diz respeito à Segunda Guerra Mundial. Filmes, documentários, aulas de história e, principalmente, livros sobre o assunto me prendem a atenção.

Por isso, há cerca de três anos comprei numa livraria a edição de bolso d’O Diário de Anne Frank. Os relatos contidos naquele livro publicado pós a ditadura de Hitler são famosos e sua veracidade já foi, por vezes, contestada. Será mesmo que uma menina de 13 anos seria capaz de escrever sobre o horror da guerra com tamanha maturidade?

Desde o início senti a profundidade com que Anne narrava os conflitos e os sentimentos com relação ao que estava vivendo.

Depois que ficou doente demais para continuar escrevendo e finalmente morreu de tifo no campo de concentração em Auschwitz, seu diário foi encontrado e publicado pelo único sobrevivente do Anexo Secreto, Otto Frank. A menina ficou extremamente famosa no mundo todo e o esconderijo da família virou local de visitas.

O curioso é que, entre todos os Frank, Anne é a única a ser lembrada e somente quando se trata de algo relacionado ao período da guerra. Por isso, acredito que a premissa de Mirjam Pressler tenha me conquistado logo de cara. Finalmente consegui aprender mais sobre a família, a começar pela avó de Anne, Alice Frank, detalhes sobre como foi seu casamento e sua vida ao lado do marido e dos filhos.

Deixar de associar o sobrenome com a Segunda Grande Guerra e passar a enxergar mais sobre as alegrias e as tristezas dos judeus na Alemanha é uma experiência única que só pode ser contada em um livro como estes, com relatos históricos e a presença fidedigna de cartas e bilhetes guardados desde aquela época.

É, sem dúvida, um livro que eu relerei tão logo e indicarei aos amigos mais próximos. Se o Diário de Anne Frank me mostra a força de uma adolescente perante a crueldade de Hitler, A história da família de Anne Frank revela um lado completamente diferente: a vida de pessoas que ainda não sabiam que um dia seriam devastados pela guerra.

A edição está impecável, com várias fotos históricas no miolo que compõem de forma magnífica a história. Excelente trabalho da Editora Record.

Sobre Gabriela Bandeira

Jornalista mineira, totalmente apaixonada por literatura nacional e internacional. Autora do livro-reportagem Singularidades - Um olhar sobre o Autismo.

Veja Também

Nacional | The Dark World – Escuridão, de Luiz Fernando Faria

Gosta de ler sobre distopias e ficção científica e tem entre 14 e 21 anos? …

Nacional | Contra todas as probabilidades, de Renata R. Corrêa

As chances de uma história de amor entre duas pessoas completamente diferentes darem errado são …

Nacional | Vinícius, de Marquinhos Paralama

Marquinhos Paralama, pseudônimo de Marcos Pereira de Andrade Junior é formado em Letras (Português – …

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas