Resenha | Grana Torpe, de Felipe Frasi

Grana-Torpe-200x300 Resenha | Grana Torpe, de Felipe FrasiUma obra que explora a realidade de forma nua e crua.
O tema central abre caminho para um retrato das interações sociais em uma sociedade cada vez mais individualista e consumista.
Os 15 contos apresentados abordam questões polêmicas, sem pretensão de que sejam respondidas, apenas refletidas e discutidas.

RESENHA

Raramente um livro tem título tão acertado como este. Grana torpe é o fio condutor que une e conduz cada um dos 15 contos que compõe esta obra. São contos que falam na cara. Que não fazem rodeios e mostram em quantos aspectos o capitalismo entranhado pode gerar pessoas crias e calculistas. O dinheiro domina e controle as ações, decisões, noções de certo e errado.

Num momento em que um país como um todo sofre na pele as consequências da corrupção e do desenfreado anseio por mais e mais em detrimento de toda a verdade e lealdade, ler Grana Torpe faz com que entendamos que, infelizmente, o apelo do capitalismo é mais forte do que as boas intenções naturais das pessoas. O homem é um ser corruptível em seu cerne… parece perder todo o altruísmo diante da possibilidade de ter mais.

As páginas de Grana Torpe remetem facilmente à reflexão, ainda que não seja um livro com proposta de mudança de comportamento nem tampouco de autoajuda. Não, são histórias envolventes, ágeis e fluídas, com personagens bem construídos e reconhecíveis, palpáveis. As histórias podem causar asco e arrepiar. Algumas situações podem gerar um embrulho no estômago. Porém a reflexão surge naturalmente: como é fácil ser mau.

Seria bom que todos lesses histórias como as apresentadas em Grana Torpe. Entendo que agiriam no inconsciente tal qual agem cenas fortes em campanhas conscientizadoras acerca de acidentes de trânsito ou acidentes do trabalho. Cenas fortes impactam e fazem pensar. Grana Torpe impacta e faz pensar. Quem sabe assim possamos ao longo do tempo deixar de lado nosso cerne corruptível, para construirmos uma nova sociedade.

A edição da Ler Editorial está cuidadosa. Formatação que proporciona leitura prazerosa, edição simples mas com tudo que é necessário. Enfim, recomendo a obra! Leia e pense a respeito!

 

Ficha Técnica
Autor Felipe Frasi
Editora Ler Editorial
Páginas 114
Gênero Contos

 

Grana Torpe

Capa & Diagramação
Narrativa & Diálogos
Enredo
Personagens
Revisão

Muito bom!

As páginas de Grana Torpe remetem facilmente à reflexão, ainda que não seja um livro com proposta de mudança de comportamento nem tampouco de autoajuda. Não, são histórias envolventes, ágeis e fluídas, com personagens bem construídos e reconhecíveis, palpáveis.

Sobre Nadja Moreno

Foto de perfil de Nadja Moreno
Administradora, professora, blogueira, mãe, leitora voraz. Muitas facetas, uma só alma. Sonho com um país mais leitor, mais crítico, mais evoluído e altruísta.

Veja Também

Resenha | Tsara – Ir até o fim do mundo e depois voltar, de Michelle Paranhos

“Quando Mariana nasceu, foi mantida afastada de tudo aquilo que se referia à cultura cigana, …

Resenha | Amores Improváveis no colégio – contos

Em terra de colégio La Famb, Laura Albuquerque é rainha. Bonita, popular, invejada. Ela é …

Literatura Nacional | Eram olhos enfeitados de Sol, de Dênisson Padilha Filho

Dênisson Padilha Filho lança novo livro em Salvador Eram olhos enfeitados de Sol – Editora …

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas