Início / Resenhas / Literatura Estrangeira / Resenha | Coração de Aço, de Brandon Sanderson

Resenha | Coração de Aço, de Brandon Sanderson

Coração-de-Aço-208x300 Resenha | Coração de Aço, de Brandon SandersonCoração de Aço, de Brandon Sanderson, é o primeiro volume da série Executores. A obra apresenta uma distopia na qual misteriosamente, pessoas de diferentes origens recebem superpoderes, mas são corrompidas por eles e tornam-se vilões. Após tomarem o controle das cidades, eles criam uma realidade terrível, submetendo os humanos a uma vida de servidão, ou morte. Tudo parece perdido e não há esperança para a humanidade, até que pessoas comuns formam um grupo de resistência chamado Executores, que investiga a fraqueza dos Épicos e os caça, um a um.

David, um garoto de 18 anos, quando era criança viu seu pai ser assassinado pelo Épico mais poderoso de todos, Coração de Aço. Desde então, o garoto tem o objetivo de descobrir a fraqueza do vilão e vingar seu pai. Ele vai tentar se juntar aos Executores e apresentar para eles um plano para derrotar não apenas pequenos Épicos com poderes e cargos menos importantes, mas principalmente Coração de Aço, ditador supostamente invulnerável de Nova Chicago.

Resenha

Tudo começou com Calamidade, que surgiu nos céus como uma estrela de fogo, e que ninguém sabe o que é realmente: seria algo alienígena, ou então um experimento do exército norte-americano?  Seus efeitos, entretanto, podem ser sentidos algum tempo após seu surgimento: pessoas comuns passam a ter poderes que desafiam as leis da física e da lógica. Parece que uma nova era está para surgir. E surge: os nomeados Épicos não apenas se tornam poderosos, mas também ganham uma sede insaciável de poder e parecem perder toda sua humanidade no processo, deixando o resto da população à mercê de suas vontades e caprichos. Dentre eles o mais poderoso é Coração de Aço, um ser invulnerável a qualquer tipo de ataque e com capacidade de manipular e transformar objetos inorgânicos em metal, que decide tomar a cidade de Chicago e ali estabelecer seu império.

A única coisa que você consegue ver lá em cima é Calamidade, que parece um pouco com uma estrela vermelha ou um cometa brilhante. Calamidade começou a brilhar um ano antes do início da transformação dos homens em Épicos. Ninguém sabe por que ou como ele ainda brilha na escuridão.

Dez anos se passam e os Épicos governam com poder absoluto, com todos os direitos e nenhum dever, se apossando de tudo o que querem a seu bel-prazer, e matando aqueles que ousam desafiá-los. Não existe nada e ninguém que possa impedi-los. A exceção a essa regra são os Executores, humanos normais, munidos de tecnologia de ponta que se utilizam de táticas de guerrilha para derrubar e matar o maior número possível de Épicos. O sonho de David, um jovem criado em um orfanato/fábrica de Nova Chicago é juntar-se aos Executores e destruir Coração de Aço, o homem que matou seu pai e mudou sua vida para sempre.

Coração de Aço é o primeiro livro da trilogia Executores, escrita pelo autor Brandon Sanderson, e que eu poderia facilmente considerar uma das melhores leituras que fiz nos últimos anos. Em sua premissa, a história é bem simples, e o autor não se importa com isso, deixa bem claro que utilizar-se de velhas fórmulas e clichês é uma forma eficiente de se criar um blockbuster, e com certeza daria uma ótimo filme hollywoodiano. Nela encontramos um protagonista apaixonado por uma bela dama e com o desejo de vingança como mola propulsora para agir; um grupo cheio de esteriótipos, como o cara fortão, o engraçadinho, o sábio e o cientista; e, obviamente, os que possuem superpoderes, todos eles têm alguma fraqueza que os deixa vulneráveis de alguma forma. Então, é uma premissa simples, mas bem funcional.

Eu sei, melhor do que qualquer outra pessoa, que não há heróis vindo nos salvar. Não há Épicos bons. Nenhum deles nos protege. O poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente.

Com relação a narrativa, temos aqui um enredo totalmente envolvente do início ao fim, uma história que o personagem principal, que também é o narrador, te cativa rapidamente. David é um personagem que segue a famosa jornada do herói, se desenvolvendo ao longo de toda a trama, e nos brindando com diversos momentos cômicos, em que ele demonstra sua incapacidade de fazer metáforas interessantes. Os capítulos são todos intensos e relevantes, sendo muito difícil parar de ler, pois a cada momento queremos saber o que acontecerá a seguir.

Durante a leitura, um acontecimento chocante me deixou um pouco inquieto por algumas páginas, ficando sem saber o que o autor faria em seguida para “corrigir” aquilo… Já lá pro final o Sanderson nos brinda com um plot twist de tirar o fôlego, uma reviravolta cheia de ação, adrenalina e perfeitas amarrações de pontas soltas. Um final inesperado que nos deixou ganchos bem promissores para a continuação da série.

Com relação ao projeto gráfico, temos aqui uma bela e bem resolvida capa, mostrando o vilão que dá nome ao livro pairando sobre os destroços de uma cidade. A princípio só me incomodou um pouco a semelhança com um certo “homem de aço”. Já com relação a diagramação em si, encontramos um trabalho simples e bem feito, inclusive é um dos poucos livros que li que possuem os parágrafos justificados à esquerda. E durante a leitura não encontrei erros de revisão.

Para os amantes de histórias de super-heróis Coração de Aço é uma leitura indispensável, é uma aventura épica e envolvente que te deixará ligado do início ao fim. É um livro cheio de ação e tensão, uma narrativa explosiva, objetiva e com boas pitadas de humor, mas que também abre espaço para questionar a sede de poder e a tirania tão presente nos nossos líderes atuais.

Onde existem vilões, existirão heróis. Aguarde. Eles virão.

Série Executores:

  • Livro 1: Coração de Aço
  • Livro 2: Tormenta de Fogo
  • Livro 3: Calamidade

***

BookTrailer

***

Ficha Técnica

Título Coração de Aço
Série Executores
Título Original Steelheart
Autor Brandon Sanderson
Tradutor Isadora Prospero
Editora Aleph
Páginas 376
Gênero Distopia, Ficção Científica
Capa  Pedro Inoue

Coração de Aço

Capa & Diagramação
Narrativa & Diálogos
Enredo
Personagens
Revisão

Épico!

Para os amantes de histórias de super-heróis Coração de Aço é uma leitura indispensável, é uma aventura épica e envolvente que te deixará ligado do início ao fim. É um livro cheio de ação e tensão, uma narrativa explosiva, objetiva e com boas pitadas de humor, mas que também abre espaço para questionar a sede de poder e a tirania tão presente nos nossos líderes atuais.

Sobre Cleson Cruz

Sou potiguar com muito orgulho, pai e marido. Engenheiro Eletricista e Designer Gráfico de formação. Gosto muito de música e cinema. Sou viciado em séries de TV. E leio muito quadrinhos e livros desde a minha tenra infância.

Veja Também

Resenha | Os Sete, de André Vianco

Uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro …

Resenha | O Terceiro Testamento, de Christopher Galt

O mundo parece estar enlouquecendo! Em toda parte, as pessoas começam a ter visões. Um …

Resenha | Dois Mundos, de Simone O. Marques

Num futuro distópico, Marina é uma jovem brasileira que carrega a força e os poderes …

Um comentário

  1. Joe de Lima

    Estou lendo Mistborn, do Sanderson e estou curtindo demais. Esse ai já tá na minha lista também

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas