Início / Resenhas / Literatura Nacional / Resenha | Blog 3k, de Michelle Louise Paranhos

Resenha | Blog 3k, de Michelle Louise Paranhos

Blog-3k-219x300 Resenha | Blog 3k, de Michelle Louise ParanhosQuatro amigas formavam o Quarteto Ternurinha nos Anos 70. Anos depois, seus filhos se reúnem para dividir a criação de um projeto,O Blog 3K, que os levará rumo ao estrelato…desde que não descubram que os jovens descolados estão,na verdade, na faixa dos trinta anos e foram trollados pela Vida Adulta.
Com uma fina camada de ironia e doses generosas de humor permeando toda a trama,Blog3K discute as perspectivas do que é ser jovem quando a vida requer maturidade e decisão.

RESENHA

Um grupo de amigos, uma ideia para um blog, inúmeras questões pessoais e familiares, muita reflexão sobre a vida e sobre escolhas. Assim são preenchidas as páginas de Blog 3k, romance de Michelle Paranhos. Várias vertentes que se fundem numa gostosa história, leve para ser lida de forma despretensiosa, forte para não passar pelo leitor sem ficar marcado na memória.

Os três amigos, Cleisemir, Carla e Clayton – por isso do nome ‘3k’, que também remete ao primeiro objetivo do blog é que alcançar esta marca de seguidores – doam ao leitor momentos de diversão, mesclados a outros de reflexão e outros ainda de desavenças. Comum? Muito. Por isso sua importância. O foco da história é mostrar como a vida adulta pode trollar sem pena ou remorso os jovens que estão colocando os pés nesta nova fase. De fato não é fácil, mas ao mesmo tempo a magia desta fase é única e todos nós temos de passar por ela para embasar os rumos de decisões posteriores, que delimitarão que tipo de adultos seremos.

Nas entrelinhas – e até fora delas – muitos assuntos polêmicos são inseridos e desenvolvidos nestas páginas, não como alerta ou proposta de impor uma verdade. Tudo surge como que a representação de uma realidade e é tão natural que pode ter o efeito de causar no leitor a interpretação destes temas como eles deveriam ser interpretados sempre: como escolhas de pessoas com as quais convivemos, e que estas escolhas possuem suas vantagens e desvantagens como qualquer outra escolha quotidiana de todos nós – como decidir entre almoçar um prato de salada ou comer um sanduíche que há muito faz salivar à simples lembrança. Existirão prós e contras nas duas opções? Sim. E quem vai arcar com todas as consequências será somente o que escolheu? Sim. Então todos em volta devem encarar as escolhas como algo quotidiano e não uma afronta à sua ideologia.

Em Blog 3k vislumbramos também os sonhos que direcionam os caminhos de todos os jovens adultos e os problemas que lhes tiram o sono. O bacana é que se você ler a obra com o pensamento adulto (como eu estava lendo até certo ponto) pode pensar que são sonhos e problemas sutis, subjetivos demais ou um tanto infantilizados. Mas aí minha ficha caiu e pensei: cara! Que tipo de sonho, que tipo de problemas eu tinha na adolescência? E pronto. Me identifiquei e me solidarizei com o trio. Realmente voltar atrás e admitir que estava errado quando saiu de casa “emburrado”, ou encarar um adulto e pedir ajuda com as despesas são situações que doem na alma do jovem que está pautando a sua vida na busca pela liberdade.

Ah, e o Blog 3k propriamente dito? Interessante que ele nem sempre é o foco, mas tá ali, o tempo todo, como tema principal dos bate-papos do trio ainda que inúmeros assuntos sejam tratados. E, como blogueira, me identifiquei muito. Há sempre uma turma que te ajuda, mas ai de você se não manter sempre o assunto em pauta; as ideias surgem como pipoca na panela, mas como é complicado sair desta ideia e levar para a ação; a proposta é uma, mas os caminhos levam fatalmente a outros… ainda bem, porque a gente nem sempre consegue imaginar a amplitude do que pode acontecer quando se propõe a botar uma ideia em prática. Sinceramente, eu adoraria visitar o “Blog 3k” em minhas navegações pela internet…

Em suma, Blog 3k é uma leitura leve, ora divertida, ora aflitiva, mas sempre envolvente e rápida. Excelente opção para ler à noite e te fazer relaxar acompanhando as reviravoltas desta turma bacana. Recomendo!

Ficha técnica

Título Blog 3k – Trollados pela vida adulta
Autora Michelle Louise Paranhos
Formato Digital
Editora Independente – Disponível na Amazon
Páginas 159
Público Jovem adulto
Gênero Drama, Humor

Blog 3k

Capa & Diagramação
Narrativa & Diálogos
Enredo
Personagens
Revisão

Muito bom!

Em suma, Blog 3k é uma leitura leve, ora divertida, ora aflitiva, mas sempre envolvente e rápida. Excelente opção para ler à noite e te fazer relaxar acompanhando as reviravoltas desta turma bacana. Recomendo!

Sobre Nadja Moreno

Administradora, professora, blogueira, mãe, leitora voraz. Muitas facetas, uma só alma. Sonho com um país mais leitor, mais crítico, mais evoluído e altruísta.

Veja Também

Resenha | Vermelho amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós

Vermelho amargo revela uma face diferente do escritor Bartolomeu Campos de Queirós, e o insere …

Resenha | No reino das girafas, de Jacqueline Farid

Uma mulher enfrenta o desejo da separação do companheiro e as dúvidas desencadeadas pelo desejo, …

Resenha | As altas montanhas de Portugal, de Yann Martel

Três jornadas, três corações partidos e uma pergunta: O que é uma vida sem histórias? …

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas