Resenha | A voz dourada das cidades, de Aguinaldo Tadeu e ilustrações de Evandro Menezes

A-voz-dourada-das-cidades-300x300 Resenha | A voz dourada das cidades, de Aguinaldo Tadeu e ilustrações de Evandro MenezesUm menino que gosta de ler acaba mergulhando na história, adormecendo e acordando em São João Del Rei, onde conhece os sinos, as igrejas, a arquitetura e a arte barrocas. O menino fica surpreso e encantado com a música, a beleza e a utilidade dos sinos na comunidade que desconhecia. Mais do que isso, descobre sons que não costumava perceber, somo os sinos, a música dos passarinhos e outras sutilezas que vamos perdendo ao viver em cidades grandes.

RESENHA

A voz dourada das cidades apresenta ao leitor mirim – e consequentemente aos familiares que o acompanharem nesta aventura – a “voz dourada das cidades”: os Sinos das históricas cidades de Minas. Alguns aspectos me chamaram muito a atenção nesta obra, e por eles entendi que deveria ser lido por todas as crianças!

Um deles é o de gostar do passado. Nós, brasileiros, temos uma memória curta demais. Quando observo algumas culturas percebo tradições que se perduram por centenas e centenas de anos, e que identificam o “jeito de ser” daquele povo, daquela nação. Uma identidade que os caracteriza onde quer que estejam. Sinto falta deste resgate histórico de tradições no Brasil. Algumas se mantém, como algumas figuras do folclore ou algumas danças típicas de regiões, mas no geral caminhamos muito rapidamente ao futuro para conseguirmos carregar na bagagem a história e a tradição. Neste livro, o autor mostra para a criança e o jovem leitor as maravilhas do passado, as belezas de tempos antigos, e o quanto são importantes para nossa identidade.

Outra coisa muito presente neste livro é a importância do SOM. Exatamente, o som. Ainda não tinha parado para pensar no quanto o “som ambiente” mudou ao longo das décadas. Ouvíamos sinos, pássaros, correnteza das águas, conversa de amigos na calçada, animais. Hoje ouvimos buzinas, roncos de motores diversos, barulho de máquinas nos escritórios, bipes dos aparelhos eletrônicos. Resgatar este som mais natural nas crianças é importante. Quantas vezes você já levou seu filho pequeno para uma praça, para passear em meio à natureza, e parou com ele para simplesmente ouvir os sons ao redor? Acho que vale a pena a experiência!

E, por fim, mineira como sou, me encantei com os lugares e simbologias apresentados no livro, todos eles neste belo e histórico estado. Deu vontade de andar nos calçamentos ‘pé-de-moleque’ em Tirandentes…

Recomendo que você ofereça esta obra aos seus pequenos, ou leia para eles. Alguns valores precisam ser resgatados desde cedo, e o gosto pela história é um deles!!!

Ficha técnica

Titulo A voz dourada das cidades
Autor Aguinaldo Tadeu
Ilustrador Evandro Menezes
Ano 2017
Gênero Literatura Infantil

A voz dourada das cidades

Capa & Diagramação
Narrativa & Diálogos
Enredo
Personagens
Revisão

Excelente!

Recomendo que você ofereça esta obra aos seus pequenos, ou leia para eles. Alguns valores precisam ser resgatados desde cedo, e o gosto pela história é um deles!!!

Sobre Nadja Moreno

Administradora, professora, blogueira, mãe, leitora voraz. Muitas facetas, uma só alma. Sonho com um país mais leitor, mais crítico, mais evoluído e altruísta.

Veja Também

Resenha | Histórias de Zig, de Rubem Braga

O cachorro Zig, grande de porte e também de coração, era praticamente um membro da …

Resenha | Chico Xavier e seus ensinamentos, de Ala Mitchell e Luís Hu Rivas

Neste livro, a Turma da Mônica conhece os exemplos iluminados de um dos maiores brasileiros …

Resenha | A Olimpíada dos bichos, de Silvia Flauzino e André Flauzino

Título: A Olimpíada dos Bichos Autor: Silvia Flauzino Ilustrações: André Flauzino Temas: Fábulas – Natureza – Fauna – Olimpíada …

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas