Resenha | A vida de Paco Paredes, de Pedro Afonso

Paco-Paredes-300x300 Resenha | A vida de Paco Paredes, de Pedro AfonsoOs filhos de Paco, o toureiro, nada mais sabem além do fato de que seu pai foi golpeado fortemente por um touro no dia de San Isidro, na Plaza de Toros de las Ventas em Madri, e que desde então passou seus últimos dias em casa sob a vigília constante das velharias que estampavam suas glórias do passado. Com intuito de resgatarem as memórias perdidas de seu pai, buscam os relatos da velha professora Monica, que em meio às inquietações em recordar um passado longínquo possui uma única certeza: quão raso é o conhecimento geral sobre Paco. Na verdade, conhecemos realmente àquele que está ao nosso lado diariamente? Cabendo a ela libertá-lo dos pré-conceitos existentes sobre ele, Monica nos oferece uma narrativa carregada de episódios que os limites do razoável são constantemente superados, mostrando-nos que relacionar-se verdadeiramente com alguém é acima de tudo, atrever-se a superar o senso comum.

RESENHA

Depois de tantos anos, Monica, professora aposentada, não podia imaginar que naquele dia, uma visita tão surpreendente, quanto curiosa, iria lhe trazer tantas lembranças e ativar as memórias de um passado tão distante e triste. De frente a ela, estavam parados os filhos gêmeos de Paco. O que lhe trouxe uma surpresa ainda maior, pois até aquele momento, jamais soube que Paco de Deus, ou melhor, Paco Paredes tivesse tido filhos.

Inesperado, no entanto, foi o que aquelas duas pessoas pediram à Monica… Queriam que ela escrevesse um livro que contasse a vida de seu pai, pois eles, pouco sabiam sobre esse homem que um dia foi um famoso toureiro.

Monica, mesmo que contrariada, volta ao passado e as lembranças de uma época muito distante se tornam presentes…

Quando Monica conheceu Paco, em Portugal, ele apenas um jovem sonhador que gostava de contar histórias, e numa longa noite de verão, Monica conheceu Paco de Deus, conheceu sua história até aquele momento, e o que talvez para Paco, seria uma história para encantar Monica, para ela aconteceu o contrário, e depois de algumas palavras que saiam soltas pela boca daquele homem, Monica prometeu nunca mais encontra-lo novamente, uma pessoa tão fria que a ela parecia repulsivo.

Depois de sete anos, Monica já não mais estava em Portugal, tinha mudado sua vida e vivia tranquilamente como professora em Madri… Já tinha ouvido falar das touradas, e sabia que havia naquele momento um toureiro muito famoso que levava multidão a loucura como nunca antes haviam visto, e depois de um convite para assistir uma tourada, foi que Monica descobriu que Paco Paredes, na verdade era Paco de Deus, aquele homem que mexera tanto com ela no passado, mas que mesmo assim, não queria jamais, encontrar novamente.

E esse encontro vai mudar a vida dessas duas pessoas que por mais que tenham tentado nunca mais estarem juntos, o destino tratou de uni-los.

Minha opinião: A Vida de Paco Paredes é daqueles livros que mesmo antes de analisar a sinopse eu sabia que precisava ler. Não sei se pela capa, que é lindíssima ou se pelo título, que creio eu foi decisivo para que eu me apaixonasse pelo livro mesmo sem antes tê-lo nas mãos… Sabia que não estava enganada! Esse livro é simplesmente sensacional!! Não encontro outras palavras para descrever o quanto me perdi dentro dessa história tão fascinante. A narrativa é contada com tanta convicção, que confesso que acreditei serem personagens reais, pois sentimentos tão humanos e corriqueiros nos são apresentados, que para mim, mais parecia algo vivo, algo que eu acreditava fielmente já ter ouvido em algum momento.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Monica, e como não poderia ser diferente, temos o prazer de conhecer a fundo, não só a vida de Paco Paredes, mas também a de Monica, que é tão fascinante quanto a de Paco, e na medida em que as páginas vão virando, você vai entendendo o que leva cada pessoa a agir de alguma maneira diferente, mesmo que não aceita pela sociedade. Com páginas em off White, sem erros de português, e uma história totalmente cativante, Pedro Afonso, nos presenteia com um drama fascinante da vida de um toureiro, e nos faz perceber o quão perto e passível estamos das mudanças e voltas que a vida dá.

… Com que tamanha rapidez, aliás, voa o tempo e, juntamente com a quantidade de dias que se deixa para trás, cresce também o desassossego dentro de mim por, de alguma forma, construir este mistério à minha maneira….

…E esta ilusão, ainda que possivelmente falsa, é necessária para que eu não seja sufocado pela brutalidade do real. Somente inebriado por ela é que eu, diariamente, hei de fazer a vida bonita.

A vida de Paco Paredes

Capa & Diagramação
Narrativa & Diálogos
Enredo
Personagens
Revisão

Excelente!

Com páginas em off White, sem erros de português, e uma história totalmente cativante, Pedro Afonso, nos presenteia com um drama fascinante da vida de um toureiro, e nos faz perceber o quão perto e passível estamos das mudanças e voltas que a vida dá.

Sobre Renata Maiochi

Sou Renata… esposa, filha, amiga, e apaixonada pela vida! Administradora e leitora compulsiva. Livros alimentam meu vício e me fazem uma pessoa diferente a cada contra capa que fecho.

Veja Também

Resenha | A Volta do Pequeno Príncipe, de Luciula Soares

A autora, carioca, escreveu o livro aos vinte e tantos anos, por saudade do Pequeno Príncipe. …

Resenha | Sétimo, de André Vianco

Após acordar seis vampiros portugueses vindos em uma caravela do “Rio D’Ouro” e resgatar sua …

Resenha | Assim na terra como embaixo da terra, de Ana Paula Maia

“Durante todo o fim de tarde os homens permanecem entreolhando-se a distância vez ou outra …

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas