Início / Resenhas / Literatura Estrangeira / Resenha | A Pirâmide Invertida, de Jonathan Wilson

Resenha | A Pirâmide Invertida, de Jonathan Wilson

piramide_invertida-209x300 Resenha | A Pirâmide Invertida, de Jonathan WilsonEm A pirâmide invertida, o britânico Jonathan Wilson refaz todo o roteiro histórico da tática no futebol: desde as origens do jogo, quando o caos ainda reinava, seus relatos percorrem a já longínqua era dos cinco atacantes, passam pelas grandes transformações da segunda metade do século XX e chegam enfim aos tempos modernos, em que a “pirâmide” se inverteu completamente para consagrar os esquemas com apenas um homem na linha de frente.

A obra, que é uma referência internacional entre os livros dedicados ao futebol, vem cumprindo nos países onde já foi publicada um papel fascinante: o de induzir uma mudança gradual no comportamento dos apaixonados pelo esporte. Temas como a observação dos aspectos táticos do jogo, o entendimento dos movimentos dos atletas em campo e o gosto pela história do futebol passaram por um verdadeiro reposicionamento de expectativas: de tópicos pouco conhecidos, nem sempre bem-vindos nas conversas do dia-a-dia ou nos bate-papos pela televisão, transformaram-se em favoritos de crítica e público.

E a razão para isso é simples: o livro toma o leitor pelo braço, desde a primeira página, em um passeio pela história do esporte das massas, registrando ao longo do caminho cada etapa da evolução do jogo e revelando em detalhes os traços de estilo e as ideias inovadoras dos personagens mais importantes de todo esse processo, os grandes homens que fizeram do futebol o que ele é – uma paixão que não conhece fronteiras.

Resenha

Do que trata o livro A pirâmide invertida: A História da Tática no Futebol? Essa “Bíblia” das táticas do futebol disseca séculos de formações até chegar aos esquemas táticos que conhecemos hoje.

No começo havia o caos, e o futebol não tinha forma. Então apareceram os vitorianos, que o codificaram; e depois deles, os teóricos, que o analisaram.

Não é um livro fácil de se ler, aparentemente é um daqueles livros complicados de tática, mas isso para o leitor comum. Para o leitor entusiasta do futebol e especialistas, como jogadores e principalmente técnicos de futebol, este livro é uma obra-prima. Além de mostrar as táticas e o desenvolvimento do futebol desde os primórdios, ele nos apresenta o contexto socioeconômico onde cada tática dessa esteve inserido.

O livro é rico em figuras ilustrando as táticas citadas, imagens de algumas estrelas de épocas passadas e de depoimentos de quem participou destes momentos históricos. Vemos esmiuçadas a Hungria de 1954, a Laranja Mecânica (ou Carrossel Holandês) de 1974 e a nossa seleção brasileira de 1970 e 1982.

Realmente, não é uma leitura comum, é um estudo apurado e bem embasado sobre as táticas no futebol mundial. Infelizmente ele possui um pequeno problema, a meu ver a contribuição do futebol sul-americano é muito pequena, vemos pouco sobre nosso futebol, enquanto sofremos um overdose enfadonha do chato futebol inglês. Mas era de se esperar, afinal o autor é britânico.

O futebol brasileiro é talento e improvisação, mas olha ansiosamente para a organização defensiva dos italianos.

Com relação ao design da obra, a bela capa trás uma prancheta mostrando a famosa tática da pirâmide invertida (haja atacante!). A diagramação interna do livro é perfeita, um excelente trabalho da Grande Área. Também temos um ótimo trabalho de revisão.

Se você é um fanático estudioso do futebol, este é seu livro. É um verdadeiro tratado sobre os esquemas táticos mais conhecidos e vencedores. Não é à toa que tem sido lido por diversos treinadores da nova geração.

As táticas adotadas devem estar relacionadas às habilidades dos homens no time para executá-las com sucesso. Por isso, é difícil estabelecer regras invariáveis.

Dados do livro

Título A Pirâmide Invertida
Autor Jonathan Wilson
Título original Inverting The Pyramid
Editora Grande Área
Paginas 472 
Gênero Documentário/Futebol
Tradutor André Kfouri
Capista Aline Temoteo

A Pirâmide Invertida

Capa & Diagramação
Narrativa & Diálogos
Enredo
Personagens
Revisão

Muito Bom!

Se você é um fanático estudioso do futebol, este é seu livro. É um verdadeiro tratado sobre os esquemas táticos mais conhecidos e vencedores. Não é à toa que tem sido lido por diversos treinadores da nova geração.

Sobre Cleson Cruz

Sou potiguar com muito orgulho, pai e marido. Engenheiro Eletricista e Designer Gráfico de formação. Gosto muito de música e cinema. Sou viciado em séries de TV. E leio muito quadrinhos e livros desde a minha tenra infância.

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas