Início / Resenhas / Literatura Estrangeira / Resenha | O Voo da Bailarina, de Michaela de Prince e Elaine de Prince

Resenha | O Voo da Bailarina, de Michaela de Prince e Elaine de Prince

9788576849797-1-194x300 Resenha | O Voo da Bailarina, de Michaela de Prince e Elaine de PrinceTítulo: O Voo da Bailarina

Autoras: Michaela de Prince e Elaine de Prince

Editora: Best Seller – Selo do Grupo Editorial Record

Páginas: 272

Gênero: Autbiografia, não ficção

Fonte: Cortesia da Editora

Skoob

Compre aqui

Sinopse (Fonte: Skoob) Nascida na Serra Leoa devastada pela guerra, os primeiros anos de vida de Michaela não foram fáceis. Após perder os pais de maneira brutal, a jovem foi abandonada pelo tio em um orfanato, onde ficou conhecida como a número 27 e foi cruelmente apelidada de criança demônio, devido a uma condição de pele que faz com seu corpo pareça manchado. A estadia no orfanato, no entanto, lhe forneceu uma bênção: foi lá que Michaela encontrou a capa de revista que determinaria seu futuro, estampada com uma linda bailarina na ponta dos pés. Adotada por uma família norte-americana que encorajou seu amor pelo balé matriculando-a em escolas de dança, Michaela daria início à emocionante trajetória rumo aos maiores patamares do balé mundial.

RESENHA

Eu não conhecia Michaela até ler este livro. Quando a editora me ofereceu eu li a sinopse e pensei: “Deve ser uma linda história! Quer ler.” Quando tive este pensamento não sabia o quanto estava certa. A autobiografia de Michaela é motivadora, emocionante, cativante, linda e forte. Ela não se gaba nem mesmo se lamenta. Ela simplesmente conta com o coração o que foi e o que é sua vida. Me sinto como se tivesse me tornado amiga de Michaela. Como eu gostaria de poder conhecê-la!!!

a-300x206 Resenha | O Voo da Bailarina, de Michaela de Prince e Elaine de Prince

O livro traz ao conhecimento do leitor detalhes da vida de Michaela de Prince – nascida Mabinty Bangura – desde seu nascimento. Natural de Serra Leoa, África, Michaela foi adotada por uma família americana quando tinha somente 4 anos de idade. Ela e sua melhor amiga de orfanato, Mia, foram adotadas pela mesma família e nunca mais se separaram, como era o desejo de Michaela desde a primeira noite em que Mia a deixou dormir com ela em sua esteira.

e-300x200 Resenha | O Voo da Bailarina, de Michaela de Prince e Elaine de Prince

Quatro anos de idade é muito pouco para a grande maioria de nós. Certamente aos quatro pouco mais fizemos do que comer, dormir e curtir o carinho da família e das ‘tias’ das escolinhas e creches. Michaela aos 4 já poderia ser considerada uma mulher devido ao peso do que passou desde o nascimento até esta tão pouca idade. Em alguns momentos da leitura me era difícil registrar o fato de que ela era tão criança ainda… quase uma bebê.

d-300x198 Resenha | O Voo da Bailarina, de Michaela de Prince e Elaine de Prince

Sem querer diminuir o peso do horror das mazelas que Michaela viveu antes de ser adotada, posso dizer que foi isso que moldou a mulher forte e transparente que conhecemos ao longo destas páginas. Foi terrível, mas foi, de certa forma, providencial para lapidar este diamante. A ‘flor em meio ao caos’ dos primeiros anos de vida de Michaela foi o amor de seus pais naturais, no pouco tempo em que viveu com eles. Saber ler e escrever, conhecer outras línguas e saber ser amada por aqueles apaixonados pais deram todo o tom do que viria a ser a vida prodigiosa de Michaela.

b-300x158 Resenha | O Voo da Bailarina, de Michaela de Prince e Elaine de Prince

Uma característica impressionante de Michaela é que ela, diferente de mim, possivelmente de você leitor e da maioria das pessoas que conhecemos, descobriu sua vocação ainda muito jovem. Não sei se alguém possa dizer com tanta propriedade “nasci para isso” quanto Michaela. Ela nasceu bailarina, não se tornou uma. Em alguns momentos de superação, ou ainda em relatos de situações vividas por ela, notamos uma certeza tão convicta do que queria e uma visão tão clara das consequências de suas ações que chega a dar inveja. Cara, como gostaria de ter esta força de personalidade quanto às minhas escolhas, à minha vocação! Puxa vida!!!

f-300x185 Resenha | O Voo da Bailarina, de Michaela de Prince e Elaine de Prince

Em suma, é uma narrativa envolvente e linda. Não é uma autobiografia maçante nem cansativa. É um bate-papo delicioso que dá ao leitor o presente de conhecer esta alma única. Vale a pena conhecer!

A publicação da Best Seller está perfeita, sem erros nem detalhes que possam atrapalhar a leitura. No miolo existem fotos do acervo pessoal de Michaela que contribuem muito para a ‘visualização’ de toda a história. Parabéns à Editora pela publicação desta obra!

As fotos inseridas neste post foram retiradas da internet, em pesquisa no Google.

Sobre Nadja Moreno

Administradora, professora, blogueira, mãe, leitora voraz. Muitas facetas, uma só alma. Sonho com um país mais leitor, mais crítico, mais evoluído e altruísta.

Veja Também

Resenha | Assim na terra como embaixo da terra, de Ana Paula Maia

“Durante todo o fim de tarde os homens permanecem entreolhando-se a distância vez ou outra …

Resenha | O casal que mora ao lado, de Shari Lapena

É o aniversário de Graham, e sua esposa, Cynthia, convida os vizinhos, Anne e Marco …

Resenha | Em Águas Sombrias, de Paula Hawkins

Cuidado com superfícies muito calmas, nunca se sabe o que pode haver embaixo delas. Da …

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas