Início / Resenhas / Literatura Nacional / Resenha | Jardim de Espelhos, de Veridiana Maenaka

Resenha | Jardim de Espelhos, de Veridiana Maenaka

jardimdeespelhos-205x300 Resenha | Jardim de Espelhos, de Veridiana MaenakaTítulo: Jardim de Espelhos

Autora: Veridiana Maenaka

Editora: Giz Editorial

Páginas: 352

Gênero: Romance de Época

Fonte: Cortesia da Editora

Skoob

Compre aqui

Sinopse (Fonte: Skoob) São Paulo, 1880
Cristina nasceu de um relacionamento proibido entre dois jovens da alta sociedade, por isso é rejeitada e entregue, ainda bebê, a uma mulher humilde. Ignorante de sua origem, cresce como serviçal na fazenda Redenção. Apesar da diferença social, ela e André, filho do dono da propriedade, tornam-se companheiros de folguedos e, na adolescência, namorados. Mas esse amor custa caro a Cristina, e ela cai em desgraça. Quem a salva do desamparo é Olívia, reconhecida alcoviteira, que a transforma numa mulher cobiçada e elegante, uma acompanhante de alto luxo.
Na solidão dessa vida a um só tempo glamourosa e degradante, Cristina reencontra André, o amor de infância. Obcecada por reconquistá-lo e retornar triunfante à fazenda Redenção, a moça precisará da ajuda do detestável – e atraente – Eduardo.
Paixões, intrigas e sensualidade num envolvente romance de época.

RESENHA

Romance de época sempre proporciona uma leitura muito agradável e sonhadora. Acho este aspecto tão bacana! Sempre desejei ter podido viver em outros séculos, ou ainda ter a oportunidade de vivenciar as características de períodos estratosfericamente diferentes do que vivemos hoje, e a leitura de um bom romance de época oferece esta experiência. Em Jardim de Espelhos vivi emoções deliciosas!

Cristina é a protagonista. Filha de um casal da alta sociedade paulista do século XIX que não eram casados. Em função disso, ela nasce numa cidade próxima e é dada para adoção à criada que colabora no parto. A criada se torna cozinheira na Fazenda Redenção e Cristina vive ali toda a sua infância, até que, apaixonada por André, filho do dono da Fazenda, ela se entrega a ele e precisa arcar com as consequências de seus atos. Vive muitos dissabores em São Paulo, sua nova morada, e arma um plano para voltar à Fazenda Redenção numa outra vida, onde todos a invejariam e a respeitariam.

IMG_20160116_082433-e1456444404309-270x300 Resenha | Jardim de Espelhos, de Veridiana Maenaka

A criação da personalidade dos personagens é o ponto mais marcante desta obra. A protagonista, Cristina é forte e destemida, tem coragem de tomar decisões e fazer coisas que deixariam muitos marmanjos de cabelos em pé. Mas ao mesmo tempo tem um medo irracional dos sentimentos. Fabulosa criação de personalidade para uma pessoa que viveu o que Cristina viveu desde sua infância. É tão humana que dá a impressão que a autora se baseou em uma história real para criar Cristina. Mas a maestria não se nota somente na personagem central. Me deparei com famílias inteiras dentro destas páginas que eu poderia dizer que possivelmente viveram de fato e andaram pelas ruas de uma São Paulo de séculos atrás.

Li como se assistisse a uma novela bem feita. Um tanto clichê, mas que romance de época consegue fugir totalmente do lugar comum das regras, preconceitos e necessidade premente da alta sociedade em se impor e se manter? O Jardim de Espelhos trabalhou bem o clichê, pode-se dizer desta forma.

Falando em clichê, é clichê dizer que certos gêneros não foram feitos para ser criados por autores brasileiros. Ouvi (li) isso em algum lugar e achei o comentário de um mal gosto inenarrável. Romance de época é um exemplo…. Autora nacional, com trama se passando no Brasil e uma história bem feita, cheia de elementos, reviravoltas interessantes, encadeamento da história impecável, final que faz suspirar. Sim, vai ter Romance de Época de autor nacional sim! Muito bom, diga-se de passagem.

O título do livro é inserido na história já lá para o final, e eu adorei a referência. A capa é uma graça, embora ache que a trama merecia um glamour maior. A diagramação e revisão estão bem feitas e o leitor vai poder ler por várias horas sem se cansar. Enfim, recomendo a obra a todos os amantes do gênero! você vai a amar e odiar na mesma intensidade! 😉

 

Sobre Nadja Moreno

Administradora, professora, blogueira, mãe, leitora voraz. Muitas facetas, uma só alma. Sonho com um país mais leitor, mais crítico, mais evoluído e altruísta.

Veja Também

Resenha | Perfumes de Paris, de Sayonara Salvioli

Título: Perfumes de Paris Coleção: Amores Proibidos – Livro 1 Autora: Sayonara Salvioli Editora: Primavera Editorial …

Resenha | Sua secretária – Desfeita, de Melanie Marchande

Título: Sua secretária – Desfeita Autora: Melanie Marchande ISBN: 978-85-7855-259-6 Gênero: Erótico Páginas: 255 Editora: …

Resenha | Pelos Caminhos da Vida, de Cristina Censon

Título: Pelos Caminhos da Vida Trilogia – Livro 1 Autora: Cristina Censon – pelo Espírito …

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas