Início / Resenhas / Literatura Infantil / Resenha | As Aventuras do Palhaço “Sardinha”, de Eduardo Juliano Bello

Resenha | As Aventuras do Palhaço “Sardinha”, de Eduardo Juliano Bello

aventuras-217x300 Resenha | As Aventuras do Palhaço "Sardinha", de Eduardo Juliano BelloTítulo: As Aventuras do Palhaço “Sardinha”

Autor: Eduardo Juliano Bello

Editora: Ottoni

Páginas: 133

Gênero: Infanto-Juvenil

Fonte: Cortesia do autor

Sinopse: Uma história divertidíssima, regada a fortes emoções, aventuras e muitas, muitas trapalhadas, que serão protagonizadas pelos personagens Palhaço Sardinha e seu ajudante Anão Garnizé, dois malucos que sobem ao céu num momento delicadíssimo onde vão aprontar mil maluquices. É para morrer de rir.
Se no circo já aprontam para valer, imaginem só a confusão que vai virar o paraíso justamente no dia em que o Todo Poderoso não está em casa. Confiram esta aventura e deem boas gargalhadas. 

RESENHA

As Aventuras do Palhaço “Sardinha” é um livro que agradará todas as idades! É muito divertido e possui uma linguagem leve e em estilo ‘conversante’. Sardinha e seu assistente Garnizé vão para o céu após morrerem por engano devido a problemas nas ordens recebidas naquele dia, quando o Todo Poderoso precisou se ausentar. Chegando no céu em um momento delicado, é claro que a dupla só poderiam gerar muitas trapalhadas que oferecem boas risadas do leitor.

Eduardo escreve de forma fluída, leve e divertida. Em diversos pontos o narrador fala com o leitor, como se fosse uma pessoa do seu lado acompanhando a sua leitura e se divertindo contigo. Não se prende a detalhes lógicos, que poderiam gerar morosidade à obra. As coisas simplesmente vão acontecendo e se desenvolvendo e quando se nota, já se está completamente envolvido pela trama.

É do gênero infanto-juvenil porque a história, apesar de bem leve, tem trama elaborada e usa linguagem que possivelmente não seria de acesso ao público estritamente infantil. Porém se um adulto ler para a criança certamente ela se divertirá muito! Há a presença de demônios mas que em nenhum momento causam medo ou repulsa. Na verdade, são mais uns bobalhões, que contribuem muito para a comicidade da história.

A forma com que o céu é apresentado nestas páginas é muito bacana e pode facilitar à criança e pré-adolescente vislumbrar este espaço de uma forma mais lúdica e simples – quase um retrato do que se tem “aqui embaixo”, – se meu filho não tivesse já seus quase 18 anos, com certeza eu adoraria ler a obra para ele… 🙂

Há muito de relações humanas e de chamada à consciência nas entrelinhas da história. Como se o enredo fizesse o leitor pensar, mesmo que sem perceber, em seus atos e escolhas, sua maneira de enxergar o mundo. Tudo gera consequências e é bom que se pense nelas antes de agir. Sempre.

E o principal de tudo. Achei delicioso ler protagonistas puros de coração, cheios de bondade e simples, como Sardinha e Garnizé. Faz muito bem para o nosso lado humano enxergar este perfil ainda que em personagens fictícios. Dá aquela nostalgia boa daquilo que ainda não se viu, um mundo mais harmonioso cheio de gente do bem. Eles são apaixonantes!

A edição da Ottoni é simples mas bem feita em especial pelas ilustrações. Infelizmente são poucas. Eu adoraria ver mais imagens alusivas ao conteúdo lido. Encontrei alguns poucos erros de revisão que possivelmente serão sanados numa nova edição.

Enfim, recomendo a obra a todos que gostam de uma história leve e divertida, daquelas de se lê rapidamente numa tarde de sol ou, melhor ainda, que se lê para aquela criança linda e feliz que você tem aí em casa! Sabe, você não tem ideia da sorte que tem, em ter para quem ler! É uma experiência mega gostosa. Se não tem este hábito, experimente. E por que não experimentar com a obra As Aventuras do Palhaço Sardinha?

O Palhaço Sardinha continuará suas aventuras em vários outros locais incríveis! Sugiro que você acompanhe o perfil do autor (link aqui), e se informe mais. Vale a pena! 😉

 

 

Sobre Nadja Moreno

Administradora, professora, blogueira, mãe, leitora voraz. Muitas facetas, uma só alma. Sonho com um país mais leitor, mais crítico, mais evoluído e altruísta.

Veja Também

Resenha | Blogueiras.com

Oito histórias. Oito protagonistas. Uma paixão em comum: blogar! Nas páginas desse livro, você conhecerá …

Resenha | Vinícius, de Marquinhos Paralama

Vinícius é um menino que procura ajudar todos ao seu redor e acaba em variadas …

Resenha | Tronos & Ossos – Jornada no Gelo, de Lou Anders

Trolls fedidos, zumbis ameaçadores e um dragão cuspidor de fogo não são páreo para Karn …

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas