Início / Resenhas / Literatura Estrangeira / Resenha | Amantes, de Elizabeth Abbott

Resenha | Amantes, de Elizabeth Abbott

download-1-202x300 Resenha | Amantes, de Elizabeth AbbottTítulo: Amantes – Uma história da outra

Autora: Elizabeth Abbott

Editora: Record

Páginas: 672

Gênero: História, Biografia

Fonte: Cortesia da Editora

Skoob

Compre aqui

Sinopse (Skoob): Em uma picante mistura de história, biografia e panorama cultural, Amantes destrincha as motivações e virtudes das mulheres, fictícias ou reais, que foram dispostas à margem da sociedade ao se verem na posição de amantes. Com estilo vívido, a pesquisadora Elizabeth Abott retrata a intimidade dessas mulheres através dos séculos: das concubinas chinesas às amantes reais europeias e consortes clandestinas de padres (nada) celibatários. Também desconstrói a figura de garotas de mafiosos, a ideia da amante como troféu e o poder das amantes modernas.

RESENHA

Em Amantes – uma história da outra, temos um estudo aprofundado sobre o que é ser amante, em todos os tempos.

Ser uma concubina nunca foi fácil e nem sempre prazeroso.

O estudo começa com o amor extraconjugal na Antiguidade, onde os reis podiam tem dezenas ou talvez centenas de amantes, além das esposas. As amantes eram usadas para fins sexuais e também para útero de aluguel, e estranhamente seus filhos não eram criados por elas, mas sim pelas esposas que os reconheciam como filhos.
No oriente, ter amante não somente era aceito pela sociedade como também ser casado e ter outras mulheres era visto como acessório para o casamento, os homens simplesmente não aceitavam ter apenas uma parceira sexual.
O livro nos apresenta relatos incríveis nos permitindo conhecer profundamente a vida de algumas amantes, umas eram idolatradas enquanto que outras nem tanto.

Interessante ver como o proibido faz as pessoas serem criativas, como quando um padre contratava governantas, jovens viúvas ou mulheres casadas para obter prazer. Ou Abelardo, um religioso não ordenado, que se ofereceu para ser tutor de Heloísa para conquistar sua confiança e amor. Amor esse que Heloísa chegou a declarar que preferia ser prostituta de Abelardo a vida toda, a se casar com outro homem… embora esses sejam apenas pequenos detalhes dessas longas histórias.

Entre tantas outras histórias, a autora nos traz ainda a triste realidade das mulheres nos campos de concentração nazista, também casos como de Fidel Castro com Natalia – a Naty, além de tantos outros casos famosos, e pessoas famosas.

Minha opinião: Um livro totalmente esclarecedor, que supriu em muito minha curiosidade sobre o assunto, e chego à conclusão que “a culpa sempre foi das mulheres”, embora elas, em muitos casos, não tivessem culpa alguma.

Em Amantes – uma história da outra, tive o prazer de viajar dentro da história dessas mulheres, e consegui ver claramente o quanto a sociedade foi machista, o quanto as mulheres eram tratadas como objetos, acredito que ainda hoje temos casos assim.

Um livro fascinante, com detalhes interessantíssimos, que embora seja bem grandinho e a fonte muito pequena, vale a pena sentar e se deliciar em cada história contada, passear pela vida dessas concubinas e entender um pouco o que levou cada uma a se tornar uma amante.

Não encontrei erros de português, páginas em off White e capa de extremo bom gosto.

 

Sobre Renata Maiochi

Sou Renata... esposa, filha, amiga, e apaixonada pela vida! Administradora e leitora compulsiva. Livros alimentam meu vício e me fazem uma pessoa diferente a cada contra capa que fecho.

Veja Também

Resenha | Pompeia, de Mary Beard

Título: Pompeia – A vida de uma cidade romana Autora: Mary Beard Editora: Record Páginas: …

Resenha | O Quinto Evangelho, de Ian Caldwell

Título: O Quinto Evangelho Autor: Ian Caldwell Editora: Record Páginas: 560 Gênero: Thriller Investigativo Fonte: …

Resenha | Sra. Poe, de Lynn Cullen

Título: Sra. Poe Autora: Lynn Cullen Editora: Bertand Brasil Páginas: 400 Gênero: Romance Fonte: Cortesia …

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas