Agenda Cultural | Cursos – Contação de histórias, conto e poesia

Espaço Cultural Lago de Histórias dá início à programação de cursos do segundo semestre

Contação de história, conto e poesia são as opções

Da prática da contação de histórias e a transposição da narrativa escrita para a oral; do conto e os principais representantes deste gênero à poesia da prosa, do prazo e de-pressa. O cardápio de cursos e oficinas do Espaço Cultural Lago de Histórias, na Urca, atende a gostos e necessidades variados.

book-store Agenda Cultural | Cursos - Contação de histórias, conto e poesia

Segundo a fundadora do Espaço, Helena Lima, os temas buscam desenvolver as habilidades que levam a uma boa escrita. Se ler ajuda, ter leitura de mundo e praticar ajuda muito mais, ela acredita. “Para ter verdade e ser genuína, a escrita precisa vir de dentro, das profundezas de cada um. É assim que ela é capaz de tocar o outro”, diz Helena, para quem a poesia vai ainda mais além: está também no sentir, ouvir e experimentar.

20a4a7b2c3ff0e2ad75fdc92c8de8d5e-300x110 Agenda Cultural | Cursos - Contação de histórias, conto e poesia

Em agosto, dias 19 e 20, Ilana Pogrebinschi conduz “A voz da Palavra“, segundo módulo de sua Oficina de Formação de Contadores de História, para contadores de histórias, atores, educadores, professores de todas as disciplinas e pessoas que desejam ampliar seus conhecimentos nesta arte: o papel do contador de histórias ontem e hoje; a voz e a relação com a palavra, escuta, canto e ritmo; resgate de histórias pessoais e da tradição de diversos povos; divisão de contos por faixas etárias; e estrutura do conto e formação de repertório estão entre os assuntos a serem trabalhados pela professora, que tem experiência na capacitação de contadores em várias cidades brasileiras.

foto_Pimentel-257x300 Agenda Cultural | Cursos - Contação de histórias, conto e poesiaO jornalista e escritor Luís Pimentel, autor de mais de 50 livros e colecionador de diversos prêmios literários nacionais, ministra, entre setembro e novembro (todas as terças, das 17h às 19h) deste ano, uma Oficina de Contos para Autores Iniciantes. O objetivo é trabalhar com quem já começou ou está começando a escrever e com aqueles que desejam, apenas, adquirir boa formação sobre o gênero.

Ainda em setembro acontece Sentindo as Imagens Poéticas, primeiro módulo da Oficina Corpo, com a professora, mestra em psicologia e escritora por insistência Isabelle Borges. Será que podemos medir quantos sons invisíveis ou cheiros engolidos já deixamos de sentir? Ou quantos gostos amolecidos, toques adocicados e visões de silêncio que nunca reparamos? Dividido em sete módulos, este vai até final de novembro, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h, e é direcionado para quem quer criar textos com mais poesia e inteireza, a partir desse mergulho nos sentidos do corpo.

Informações e Inscrições
Site: http://www.lagodehistorias.com.br
Telefone: 21 3518-5549
Endereço: R. Marechal Cantuária, 18, na Urca – Rio de Janeiro

 

Editora e Espaço Cultural Lago de Histórias
O Espaço Cultural Lago de Histórias é um desdobramento da editora homônima, fundada em novembro de 2016 no Rio de Janeiro, na mesma noite de lançamento dos livros Mais felizes do que sempre, Bia sem pressa, Os medos de Bel, e Soldado, todos de autoria de Helena Lima, que lançou ainda, em 2017, Vicky, Olga, e Grande ou pequena?.

Com uma proposta rara no Rio de Janeiro, de oferecer oficinas de criação literária e de artes regulares para crianças, em horário complementar à escola e de segunda a sexta-feira, o Espaço Cultural Lago de Histórias abriu suas portas em abril de 2017.

É voltado também para pais, professores e todos que desejam despertar ou aperfeiçoar sua escrita e leitura.

Sobre Nadja Moreno

Administradora, professora, blogueira, mãe, leitora voraz. Muitas facetas, uma só alma. Sonho com um país mais leitor, mais crítico, mais evoluído e altruísta.

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas