Agenda Literária | Escritora Isa Colli e seu processo de criação

Isa-Colli-290x300 Agenda Literária | Escritora Isa Colli e seu processo de criação

A jornalista e escritora Isa Colli, está rodando o Brasil para divulgar seus livros “Vivene e Florine em O Pirulito das Abelhas” e “A Fazendinha”. Na tarde da dia 26 de julho, a autora participou de um café literário no auditório da Editora Imeph, em Fortaleza, no Ceará. Foi a primeira visita de Isa à sua nova editora. Foi um bate-papo para 80 convidados, entre professores e diretores de escolas públicas e particulares, professores universitários, escritores, ilustradores e idealizadores do ‘Projeto Nas Ondas da Leitura’. Foi tarde literária regada a muita poesia, debate e autógrafos, além de um delicioso café. A autora falou sobre construção de texto educativo, as diferenças entre a educação brasileira e europeia, entre outros temas”.

Isa conta que os convidados aproveitaram cada momento da conversa. Ficaram curiosos para saber como ela avalia o texto de outro autor e pediram dicas sobre seu processo criativo. “Eu disse que o texto precisa tocar o meu coração. A construção de qualquer texto é desenvolvida através da criatividade e a linguagem depende da faixa etária. Eu escrevo primeiro o argumento, depois faço as ligações dos assuntos. Respondo as perguntas básicas, que são também os segredos dos jornalistas (O que? Quando? Onde? Quem? Como? é Por que?). Depois, vou ajustando os capítulos e desenvolvendo os personagens. Tomo cuidado de falar com a criança como se eu fosse criança. Eles precisam se identificar com a linguagem”, revela Isa.

IMG_2063-1-e1501424108488-225x300 Agenda Literária | Escritora Isa Colli e seu processo de criaçãoPersonalidade do ano

No dia 24 de julho, Isa recebeu, em São Paulo, o “Prêmio Excelência e Qualidade Brasil“, na categoria “Profissional do Ano” por contribuir com a cultura e a literatura infantil brasileira. No roteiro da viagem, ela ainda visita algumas escolas.

Trabalho primoroso

Isa Colli é sucesso entre as crianças. Com linguagem lúdica, ela traz suas personagens em histórias divertidas e emocionantes, contribuindo, através da narrativa, para o despertar de valores como preservação da natureza, amizade e ética. Publicados pela editora IMEPH – voltada ao segmento de livros didáticos e literária infantil –, os textos de Isa Colli chegam a cada vez mais leitores no Brasil.

As publicações foram adotadas por escolas e integram o calendário escolar em várias disciplinas. É o caso do Colégio 14 de novembro, no Rio de janeiro e do Sesi Canaã, em Goiânia, que aderiram aos livros da escritora como material de apoio, devido ao conteúdo socioeducativo das histórias.

Abordagem

slide-lancamentos-o-pirulito-das-abelhas Agenda Literária | Escritora Isa Colli e seu processo de criaçãoO Pirulito das Abelhas”, por exemplo, conta a história de Vivene e Florine, abelhas empreendedoras que resolveram fundar uma fábrica de doces no lugar em que vivem, a aldeia Moinho. A fábula ensina sobre trabalho em equipe, respeito ao outro e a importância de viver em harmonia com a natureza e os semelhantes. Aborda ainda a relevância de se inserir na educação dos filhos os valores do trabalho e dos estudos, ferramentas essenciais para o crescimento pessoal e coletivo.

Consciência ambiental

slide-2-a-fazendinha Agenda Literária | Escritora Isa Colli e seu processo de criação

Já em “A fazendinha”, a temática de fundo é a sustentabilidade. O livro relata o passeio de um grupo de amigos a uma fazenda onde os alimentos são cultivados de forma sustentável, sem uso de agrotóxicos. As crianças da história compreendem o processo que envolve o cultivo e a comercialização de alimentos orgânicos e compreendem a necessidade de o ser humano se manter em harmonia com a natureza.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Sobre Nadja Moreno

Administradora, professora, blogueira, mãe, leitora voraz. Muitas facetas, uma só alma. Sonho com um país mais leitor, mais crítico, mais evoluído e altruísta.

Veja Também

Resenha | Tempestades de Sangue, de Kel Costa

Sasha está desolada pela morte de sua amiga Helena, que morreu diante de seus olhos …

Resenha | Alec Dini, de F. R. Pan

Quando o jovem Alec Dini é misteriosamente transportado ao futuro, ele não faz ideia dos …

Resenha | Os Sete, de André Vianco

Uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro …

Deixe uma resposta

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...
Pular para a barra de ferramentas